Skip to content

Professoras de escola de Macapá são homenageadas por desempenho na alfabetização dos alunos

Emef Ana Maria Ramos tem um dos maiores índices de alfabetização da rede municipal, em relação ao 2° ano de ensino.

Por Léo Nilo - Secretaria Municipal de Educação

Homenagem aos professores da Emef Ana Maria Ramos | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM
Emef Ana Maria Ramos homenageou as professoras pelo desempenho na alfabetização dos estudantes | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Esta segunda-feira (5) começou em festa para a comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profª Ana Maria Ramos, localizada no bairro Zerão. A instituição preparou uma homenagem para as professoras do 2° ano, em comemoração ao esforço na alfabetização dos estudantes. A homenagem incluiu brindes, um lanche especial e a performance do hino nacional.

A Emef Ana Maria Ramos tem um dos maiores índices de alfabetização da rede municipal, como revelaram as avaliações do programa Educa Macapá, apresentadas aos gestores este mês. Para a professora Ana Cláudia, uma das homenageadas esta manhã, esse é o reconhecimento de um trabalho que está sendo feito desde o retorno das aulas presenciais.

A oportunidade de dividir as crianças por nível está nos ajudando muito, tanto que o resultado já é perceptível. Estou super otimista com a meta de zerar o número de não-leitores, porque já consegui isso com a minha turma. Meus estudantes não reconheciam as letras, e hoje já conseguem ler frases. Pra mim é uma sensação de dever cumprido”, comemora a professora.

Para o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, a homenagem desta segunda-feira é reflexo dos avanços importantes realizados pela Prefeitura de Macapá, desde 2021.

“Nosso maior objetivo é buscar a alfabetização na idade certa. Através do programa Educa Macapá e diversas iniciativas pedagógicas, como o plano de recomposição de aprendizagem, podemos alcançar a equidade. Quando celebramos um momento como esse, significa que estamos no caminho certo”, ressalta o secretário.

O plano de recomposição de aprendizagem é uma iniciativa que, dentre outras medidas, divide os estudantes municipais com base nos níveis de alfabetização. Isso permite que o professor possa utilizar estratégias específicas para atender cada nível, facilitando o planejamento. O objetivo é ensinar os conteúdos que não foram obtidos durante o período de ensino remoto.

A estudante Luana Gabriela, de 10 anos, era uma das crianças não-leitoras no início do ano. Com o apoio de sua professora e as diversas estratégias implementadas, hoje Luana conta com orgulho que é leitora.

“Fico orgulhosa da minha professora, porque ela é muito boa. Eu aprendi a ler esse ano, porque ela mostrou que não era difícil. Ela me deu o maior apoio pra aprender”, conta a estudante.

Educa Macapá
O Programa Educa Macapá foi criado em 2021 pela Prefeitura, para fortalecer todas as áreas da educação municipal após o período de ensino remoto. A iniciativa é realizada em cooperação com a Associação Bem Comum (ABC). Os índices de alfabetização da rede municipal foram elaborados a partir das avaliações de fluência realizadas ao longo do ano, um dos principais eixos do programa.