Servidores visitaram projetos e pontos com paisagismo de Brasília | Foto: Joyce Batista/PMM
Servidores da Prefeitura de Macapá, que estão participando de uma capacitação em Brasília (DF), realizaram uma visita técnica na cidade para conhecer de perto a criação e manutenção dos projetos de arborização e paisagismo em alguns pontos da região.
A vistoria foi a última etapa do curso recebido pela equipe, como parte de um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Macapá e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (NovaCap), que visa a transferência de tecnologia e experiência em urbanização.
A capacitação, que encerrou na sexta-feira (26), foi ofertada para quatro servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Ordenamento Urbano (Semam). Durante cinco dias, eles conheceram técnicas de produção e plantio de espécies ornamentais e arbóreas, além de serviços de manutenção e elaboração de projetos.
Equipe conheceu técnicas de produção e plantio de espécies ornamentais e arbóreas | Foto: Joyce Batista/PMM
Para a assistente da Divisão de Licenciamento Ambiental, Cibele Leão Ferreira, a experiência possibilita reavaliar o trabalho executado atualmente e também servir de aprendizado para o planejamento de novos trabalhos em Macapá.
“Essa parceria só tem a somar. Através do conhecimento aqui adquirido nós vamos melhorar nossa técnicas em campo e multiplicar essa expertise para os demais colaboradores. Eu como bióloga, estou encantada com tudo que aprendi e estamos para somar com essa equipe, cada um em sua competência”, diz.
Assistente da Divisão de Licenciamento Ambiental, Cibele Leão, e o diretor do Horto Municipal, Paulo Costa | Foto: Joyce Batista/PMM
Os servidores capacitados atuarão como multiplicadores em seus respectivos setores, com o objetivo de difundir o conhecimento adquirido para a melhora de serviços na capital amapaense.
“Esse Termo de Cooperação é uma conquista importante para Macapá, pois estamos aprendendo com quem é referência em urbanização há mais de 60 anos. Já temos um trabalho significativo em andamento e a nossa expectativa é alta em relação ao futuro desse setor no município”, afirma o diretor do Horto Municipal, Paulo Costa.
A parceria entre as instituições públicas ainda prevê outras etapas de troca de conhecimento, além da criação do primeiro Plano Diretor de Arborização de Macapá e do Distrito Federal.
Parceria entre as instituições públicas ainda prevê outras etapas de troca de conhecimento | Foto: Joyce Batista/PMM