Skip to content

‘Consegui mudar de vida graças ao apoio do Centro-Pop em Macapá’, diz usuária em ação de saúde e cidadania

Lindalva de Lima participou de programação em homenagem a Luta da Pessoa em Situação de Rua.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Lindalva de Lima, de 56 anos, viveu 7 anos em situação de rua I Foto: Alexandra Gomes/PMM

Nesta terça-feira (23), os usuários do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro-Pop) tiveram um dia voltado para a saúde e cidadania. O ação faz parte da programação pelo Dia Nacional da Luta da Pessoa em Situação de Rua, comemorado no dia 20 de agosto.  

Aos 57 anos, Lindalva de Lima, conta que viveu ao menos 7 anos em situação de rua. Ela diz que o Centro-Pop foi fundamental para a mudança de vida, pois com a rede de apoio, conseguiu se cadastrar no Auxílio Brasil e com a renda do trabalho informal, alugou uma casa para morar com o marido. O casal já planeja comprar a casa própria. 

“O atendimento é maravilhoso, recebemos cuidado, atenção e incentivo. Consegui mudar de vida graças ao apoio do Centro-Pop. Quem chega aqui, vem ferido na alma com alguma coisa, mas o apoio é que dá força pra se reerguer e ter dignidade, depende de cada um. Hoje tenho minha casa, durmo tranquila e tudo isso consegui com a ajuda do Centro”, declarou Lindalva. 

O Centro atende jovens, adultos e idosos, a maioria homens. Geralmente são pessoas que, por algum motivo ou relação fragilizada, romperam os laços familiares ou chegaram de outros estados sem parentes e trabalho. 

De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Especial, Iraci Almeida, cerca de 60 pessoas, em média, passam diariamente pelo Centro-Pop para fazer refeições e a higiene pessoal. “Todos os dias esse número varia. Em nosso cadastro de atendimento temos 246 usuários”, informa. 

Na ação mais de 40 usuários receberam atendimentos de saúde como aferição de pressão arterial, massagem terapêutica, técnica de relaxamento com ventosa e atendimento odontológico como limpeza, extração, restauração e profilaxia. Os usuários também tiveram café da manhã, almoço e lanche da tarde.  

A iniciativa da Semas garantiu o acesso a vários atendimentos aos cidadãos que vivem nas ruas de forma parcial ou integral. A programação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que disponibilizou o Odontomóvel e equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF). 

O coordenador ESF, Rafael Nascimento, explica que caso seja identificado algo anormal entre os atendidos pela ação, a equipe repassa para o Centro, que encaminha o usuário diretamente para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.  

“Trouxemos os atendimentos de caráter preventivo e percebemos uma boa procura. Isso mostra que as pessoas estão mais preocupadas em cuidar da saúde”, disse Nascimento. 

Centro-Pop atende diariamente cerca de 60 pessoas em situação de rua I Foto: Alexandra Gomes/PMM