Skip to content

‘A gente precisava de um local para mostrar nosso trabalho’, diz artesã em inauguração do Centro de Artesanato de Macapá

Artesã Sumara Valena apresentou seus produtos no evento nesta terça-feira (23).

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Artesã Sumara Valena trouxe seus produtos para expor no novo Centro Municipal de Artesanato | Foto: Leandro Lennon/PMM

A artesã Sumara Valena encontrou na arte, uma nova forma de sustentar a família e vencer a depressão durante a pandemia. Com pouco mais de dois anos de experiência, já participou de muitas feiras. Nesta terça-feira (23), ela trouxe seus produtos para expor no novo Centro Municipal de Artesanato inaugurado pela Prefeitura de Macapá.

Para ela, o local é importante para dar visibilidade a todos os tipos de trabalhos manuais. “O artesanato não é feito só com argila ou madeira, existem outros materiais, cada um tem a sua arte e precisa de espaço. Eu faço laço, crochê e a gente precisa desse incentivo para mostrar o nosso trabalho de maneira permanente não só em feiras”, explica.

O Centro Municipal de Artesanato está localizado na mesma área na UBS Pantanal, com bairro do mesmo nome. O prédio vai concentrar a produção e exposição artesanal dos bairros da zona norte.

Moradora do bairro Novo Horizonte, a artesã Regina Moraes conta que sempre teve problemas com logística e transporte para expor seus produtos.

“Nós não tínhamos nenhum local aqui na zona norte para exposição dos nossos produtos. Tudo que a gente precisa fazer era no centro da cidade. Agora podemos fazer uma mobilização para que todos os artesãos da zona norte participe do centro”, conta.

O prédio tem 40m² de área construída, que inclui um hall para exposição, salas de reunião e administrativa, copa e banheiros com acessibilidade. Além se um espaço externo para exposição em barracas, comportando assim, um maior número de artesãos.

“O centro é mais do que um espaço para exposição, é uma oportunidade de trabalho e renda para muitas famílias. Além de valorizar o que é feito na nossa cidade”, finaliza o secretário municipal de Trabalho, Desenvolvimento e Inovação (Semtradi), Augusto Félix.

O investimento foi de de R$ 122 mil, oriundos do Tesouro Municipal e de emenda federal. O objetivo da obra é fomentar a economia criativa através da valorização dos empreendedores.

Veja como foi a inauguração do Centro Municipal de Artesanato de Macapá: