Cerca de 40 profissionais estiveram presente no auditório do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes | Foto: Ana Cleide Torres /PMM
Nesta quinta-feira (23), profissionais da saúde da Prefeitura de Macapá participaram de uma qualificação sobre os direitos da pessoa com deficiência. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes e reuniu cerca de 40 servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e coordenadores.
De acordo com a chefe da Divisão de Saúde da Pessoa com Deficiência e Portador de Doenças Raras, Kersia Celimary, o momento é de inclusão e fortalecimento dos serviços de saúde ofertados a esse público.
“A palestra é justamente para aqueles trabalhadores que atuam diretamente com esses pacientes, para que saibam receber e orientar essas pessoas”, explica Kersia.
A qualificação faz parte de um projeto piloto que deverá estender-se para toda comunidade. “Primeiro vamos capacitar quem recebe, e depois a população de modo geral, incluindo o público escolar. Nosso objetivo é garantir qualidade de vida, assim como, acesso aos serviços de maneira adequada”, detalha a chefe da divisão.
Para participante, Tatiane Flexa, do Departamento Municipal de Equidade no Cuidado, o encontro é um momento de reflexão e aprendizado.
“A gente como profissional precisa saber de que forma trabalhar e se estamos preparados para conduzir esse público. É necessário entender que antes da deficiência vem a palavra pessoa, então, precisamos atendê-los dentro da integralidade e equidade no Cuidado da Atenção Básica”, define a servidora.
Ao final da palestra, os participantes puderam compartilhar suas vivencias e sanar dúvidas relacionadas com o tema exposto, além de conhecerem sobre as diretrizes da rede de cuidados à pessoa com deficiência.