Skip to content

Em Macapá, mais de mil estudantes participam de caminhada ecológica

Programação envolveu todas as turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maestro Miguel, no Perpétuo Socorro.

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Estudantes da Emef Maestro Miguel durante caminhada | Foto: Ingra Tadaiesky/Semed

Nesta quarta-feira (15), mais de mil estudantes de Macapá participaram de uma caminhada ecológica que percorreu as ruas do bairro Perpétuo Socorro. A programação envolveu todas as turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maestro Miguel, e incentivou atitudes de preservação ambiental na capital.

A atividade foi guiada por professores da escola e a Guarda Municipal de Macapá. Os estudantes percorreram 1,2 km, nas ruas Pedro Américo e Quintino Justo de Almeida.

FOTOS: caminhada ecológica incentiva preservação ambiental para estudantes de escola de Macapá

O objetivo da ação é envolver os estudantes em atividades que ressaltem o papel de cada um na batalha diária contra a degradação ambiental. Assim, a comunidade escolar pode perceber sua importância para melhorar a qualidade de vida do bairro.

De acordo com o estudante do 5° ano, Cristiano Santos, é possível garantir um ambiente melhor para todos, caso cada um faça sua parte. “As vezes é desagradável andar na rua, muita gente joga lixo na calçada. Espero que as pessoas aprendam, com a caminhada”, torce o garoto.

Cristiano Santos, estudante do 5° ano | Foto: Ingra Tadaiesky/Semed

Durante a atividade, os alunos exibiram cartazes informativos e usaram instrumentos feitos de material reciclado. Cada ano de ensino representou um tema relevante para a preservação ambiental, como a importância da água e a coleta seletiva.

A estudante da modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), Rosineide Cardoso, de 33 anos, também é mãe e espera que ações como esta sensibilizem os moradores a pensar nas gerações futuras. “Achei a ação tão importante que pedi licença do trabalho para poder acompanhar. Todos nós temos que fazer nossa parte na preservação do meio ambiente”, reforça.

A caminhada marca a culminância de um mês de programações ecológicas na Emef Maestro Miguel, como ressalta a diretora da unidade, Cristina Mota. “Queremos que os estudantes, desde pequenos, tenham consciência de que podemos cuidar do meio ambiente. E tudo começa por onde moramos”, explica a gestora.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação