Skip to content

Prefeitura e Prodap lançam sistema de identificação da Guarda Municipal

Por -

Com efetivo de mais de 500 homens e mulheres, a Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) finalmente irá dispor de um sistema de identificação digital – banco de dados – com informações detalhadas de todos os integrantes na ativa. Entre outros resultados, a ferramenta possibilitará a emissão da carteira funcional de cada integrante da corporação.

Desenvolvido por meio de uma parceria entre GCMM e Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), o sistema entrou em operação na sexta-feira, 27, durante a assinatura do Termo de Cooperação Técnica de Operacionalização, assinado pelo comandante da Guarda, Ubiranildo Macêdo e o analista de sistema do Prodap, Cesar Queosine.

A ferramenta armazenará informações como o cadastro dos dados pessoais do profissional, impressões digitais, características individuais (tatuagem, sinais e outras peculiaridades), tipo de sangue e se é doador de órgãos. O banco será utilizado pela Polícia Técnico-Científica para a emissão da carteira funcional dos integrantes da GCMM, que, atualmente, trabalham sem o referido documento de identificação.

“A partir de hoje, a corporação terá sua própria identificação e essa foi uma das nossas principais reivindicações. O comando adquiriu os instrumentos necessários e agora, finalmente, concretizaremos a retirada das carteiras”, disse o presidente do Sindicato da Guarda Municipal, João Evaristo Gonçalves.

Para o comandante Ubiranildo Macêdo, tão importante quanto à identificação funcional será a utilização do sistema em outras informações como, por exemplo, a relação com a sociedade por meio da doação de sangue.

Domiciano Gomes

Assessora de comunicação/GCMM