Skip to content

Vacinação contra HPV será ampliada para homens e mulheres com até 26 anos

Por -

A partir de segunda-feira, 21, homens e mulheres entre 15 e 26 anos também poderão receber a vacina contra o HPV nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Macapá. A medida tem caráter temporário e é válida para os municípios que ainda há vacinas em estoque, com prazo de validade até setembro de 2017. O objetivo é evitar um possível desperdício.

 

Em Macapá, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem pouco mais de 2 mil doses para disponibilizar para essa faixa etária, que, por orientação do Ministério da Saúde, devem receber três doses da vacina, com intervalo de zero, dois e seis meses. As pessoas que tomarem a primeira neste período, excepcionalmente, terão as duas subsequentes garantidas nas UBS’s. Com o fim dos estoques a vencer, a vacina continua sendo administrada apenas no público-alvo, 9 a 15 anos.

 

Mesmo com as campanhas desenvolvidas pelo Município, somente 2.452 meninas e 1.010 meninos foram imunizados contra o vírus. Para aumentar esse número, a Semsa, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), retoma uma série de atividades de educação em saúde, incentivando a vacinação nas escolas da capital.

 

“Essa é uma excepcionalidade para evitar o desperdício, mas é importante que a população entenda que é uma vacina ainda no prazo de validade, segura e eficaz na prevenção do HPV para essas pessoas de até 26 anos. Após esse momento, nossa prioridade volta a ser nossos adolescentes, que são o público-alvo”, explica a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária.

 

Vacinação de rotina

 

A rotina de uso desta vacina no público-alvo, que é para meninos na faixa etária de 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos, deve ser mantida com duas doses, sendo aplicada com intervalo de seis meses entre elas. A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.

 

Também fazem parte do público-alvo da vacina os transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea e pacientes oncológicos de 9 a 26 anos. Os serviços que atendem essa população devem ofertar a vacina HPV na rotina de trabalho. (Fonte: Agência Saúde)

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa