O lançamento da programação da XVII Parada do Orgulho LGBT ocorreu nesta sexta-feira, 4, e contou com a participação da Prefeitura de Macapá, que mais um ano está como parceira do evento. O Município colaborou com o planejamento das atividades.
Para a coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Anne Pariz, que representou o prefeito Clécio Luís na cerimônia, ocorrida no Palácio do Setentrião, o evento, além de ser um momento de festa, é principalmente de “luta” por direitos de cidadania.
“A prefeitura sempre esteve junto ao movimento LGBT, apoiando e criando políticas públicas para garantir direitos, como o uso do nome social garantido no Decreto 0134/2016, já estabelecendo o direito à identidade de gênero. Hoje foi a vez do governo assinar o Decreto Estadual, tornando o Amapá o segundo estado do Brasil a conceber a carteira social aos transgêneros”, disse a coordenadora.
O Município promoverá atividades de saúde e cultural, além do apoio logístico. Pela primeira vez acontecerá a Marcha das Mulheres Lésbicas, Transexuais e Bissexuais, que ocorrerá no dia 25 deste mês, às 16h, saindo da Praça da Bandeira, com chegada ao palco da Diversidade, na Praça Zagury.
Pérola Pedrosa
Assessora de comunicação/PMM