Secretaria de Direitos Humanos em diálogo com lojista | Foto: Adevaldo Cunha/PMM
No dia de encerramento da ação “Calçada Limpa”, a Prefeitura de Macapá orientou munícipes e lojistas da capital sobre a importância de desobstruir as calçadas, garantindo assim, acessibilidade e o passeio livre. As equipes de fiscalização estiveram monitorando o bairro do Congós, na rua Benhur Corrêa Alves.
A atividade, de iniciativa das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semam), Direitos Humanos (Semdh), Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou) e Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMAC), obteve um recebimento positivo de muitos moradores que sentiam dificuldade em utilizar esses espaços por conta do uso indevido dos estabelecimentos.
“As vezes somos obrigados a andar fora da calçada, arriscando nossas vidas no trânsito, porque a calçada está ocupada. Espero que com a ação tenha alguma mudança, estamos precisando”, contou a moradora Maria Corrêa, de 50 anos.
Um veículo foi removido por ocupar o livre acesso do passeio público | Fotos: Adevaldo Cunha/PMM
Apesar da atividade ser de orientação, a equipe agiu com notificações em casos de necessidade. Durante a campanha, 6 empresas foram notificadas e um carro foi removido pela equipe da CTMac.
“Primeiramente orientamos motoristas sobre não estacionar no passeio público. Se o condutor recusasse a recomendação ou estivesse ausente, como foi neste caso, nós fazemos o procedimento de remoção”, explicou a agente de trânsito, Vanilde Sarmento.
Segundo o coordenador de Pessoa com Deficiência e Idoso, Ruan Linconl, o resultado foi positivo ao mostrar que o caminho é o diálogo e colaboração com a população.
” Encerramos essa atividade contente com a receptividade dos moradores e lojistas. Pretendemos manter um calendário contínuo dessas ações”, destacou.