Skip to content

Equipes da Saúde buscam recursos e articulam parcerias em Brasília

Visita teve como principal pauta agenda estratégica da saúde para Macapá e emendas parlamentares.

Por *Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Secretária Drª Érica Aymoré em reunião com o Ministério da Saúde | Foto: Arquivo PMM

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) esteve em Brasília para uma extensa agenda de compromissos. A representante da pasta, Drª Érica Aymoré, reuniu-se com o Ministério da Saúde e Congresso Nacional a fim de dar visibilidade aos projetos para Macapá, firmar parcerias e captar recursos para melhoria da rede de saúde e o atendimento à população.

Além da secretária, estiveram presentes na sede do Ministério da Saúde, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Kleverton Siqueira. Acompanhados dos assessores técnicos da pasta, a equipe discutiu a Agenda Estratégica das Políticas de Saúde na capital amapaense, junto com o ministro de Estado da saúde, Marcelo Queiroga.

A equipe também esteve alinhada com o Secretário de Atenção Primária em Saúde (Saps), Raphael Parente, para discutir sobre liberações de UBS, informatização do Sistema Único de Saúde (SUS) e capacitação de servidores.

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde e o senador Lucas Barreto | Foto: Arquivo PMM


Captação de recursos
A bancada do Estado do Amapá no Congresso Nacional recebeu a secretaria para tratar sobre emendas parlamentares destinadas à Macapá.


Durante as reuniões, deputados e senadores ouviram as principais necessidades da Semsa e sinalizaram interesse em captar verbas para investimentos na atenção básica e outras carências das Unidades de Saúde da cidade.

Segundo a Drª Érica Aymoré, audiências como estas influenciam em decisões de gerenciamento e captação de recursos para a saúde municipal.


“Com a colaboração dos parlamentares, sem dúvidas, quem ganha é a cidade de Macapá e a nossa população”, disse.

Além das emendas parlamentares, as equipes da Semsa estiveram em reunião com a Saps, Vigilância em Saúde e o Departamento de Atenção Hospitalar. Foram articuladas pautas como o Serviço de Atendimento de Urgência (Samu), e a possibilidade de inclusão do município na rota de entrega direta dos insumos necessários para enfrentar a pandemia.  

*Estagiário sob orientação da Secretaria Municipal de Saúde