A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) esclarece que a suspensão do repasse de recursos destinados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) se deu em decorrência de uma diligência do Ministério da Saúde (MS), em setembro de 2017, que pediu ao Município que comprovasse o funcionamento das viaturas, que têm origem por recurso federal.
O recurso era destinado para o fundo de Unidades de Suporte Básico (USB), que gerencia o serviço de saúde móvel. O MS notificou e deu o prazo de 90 para a comprovação do regular uso dos veículos, entretanto, isso nunca aconteceu, causando assim a suspensão do serviço.
A atual gestão recebeu no dia 24 de março de 2021 a informação sobre a sétima notificação enviada pelo MS, onde solicitava a regularização imediata por parte da Semsa, estipulando um prazo de 60 dias para resposta.
Considerando as irregularidades encontradas nas citadas viaturas, o Município solicitou prorrogação deste prazo para a devida resposta, porém, por conta da morosidade dos 4 anos anteriores, o pedido não foi acatado. Desta forma, a Semsa já solicitou um novo prazo para a regularização.