A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) está nas ruas mapeando de forma detalhada vários pontos de Macapá. O objetivo é levantar possíveis problemas de mobilidade, de requalificação asfáltica e drenagem. As informações serão utilizadas para a construção de projetos infraestruturais.
Ao todo, já foram vistoriadas 117 ruas, sendo 27 no bairro Ipê, 19 no bairro Sol Nascente, 15 ruas do Ilha Mirim, 16 no bairro Amazonas e 40 ruas no bairro Goiabal. Esta semana, o grupo percorrerá o bairro Brasil Novo, na zona norte. O trabalho da equipe é medir as vias, realizar um relatório fotográfico e conversar com a comunidade para entender as demandas.
“Esse é um trabalho preliminar para identificarmos a situação que estão algumas vias da nossa cidade. A escolha dos bairros se dá através do pedido da comunidade e também do Ministério Público. Nossa análise é para saber se a rua já teve algum tipo de intervenção, se ainda está no terreno natural, se tem aterro e qual a qualidade desse aterro que já foi jogado”, disse o engenheiro coordenador da frente de trabalho, José Vitor de Assis.
“No caso das vias que já são asfaltadas, percebemos como está a situação atual dessa pavimentação, se há necessidade de recapeamento e como está o sistema de drenagem da rua. Diante disso, já identificamos o espaço para calçada, meio fio e drenagem superficial”, finalizou o engenheiro.
As equipes que atuam no planejamento e execução dos serviços fazem parte da Subsecretaria de Infraestrutura Urbana e são compostas por treze pessoas, entre assistentes técnicos e engenheiros civis. O trabalho é dividido entre grupo de campo e o que permanece na Semob organizando as informações. As visitas geram um relatório individual das vias analisadas, com registro fotográfico, resumo sobre o bairro, contexto histórico e lista das necessidades que foram identificadas.
No trabalho de campo, a conversa com a população é crucial para saber as demandas do local. A maioria dos pedidos é a pavimentação em ruas que nunca receberam nenhum tipo de serviço.
“Nosso objetivo com essa ação é antecipar as informações das vias para que, em um momento oportuno, dentro das condições de execução da secretaria, possamos começar os trabalhos de recuperação. Enquanto isso, vamos trabalhar também de maneira emergencial em alguns pontos mais críticos e buscar junto aos parlamentares recursos federais para as obras de pavimentação”, disse o secretário municipal de Obras, Cássio Cruz.
Narah Pollyne
Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana