Skip to content

Live encerra Ciclo do Marabaixo 2021 neste domingo (06)

Por -

O Ciclo do Marabaixo 2021 termina neste domingo (06), com a realização de uma Live de encerramento. Durante a transmissão virtual, os ladrões e caixas de marabaixo embelezarão as apresentações dos cinco grupos organizadores do ciclo. O evento conta com o fomento da Prefeitura de Macapá, no valor de R$80 mil reais do Fundo Municipal de Cultura.

Segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Alain Cristophe Medeiros, mesmo com o advento da pandemia da Covid-19, é fundamental fomentar a cultura, principalmente a manifestação do Ciclo do Marabaixo.

‘’A Prefeitura de Macapá reconhece a importância de fomentar a cultura afroamapense. O Marabaixo valoriza e divulga nossa tradição. Além disso, após o fim do evento, o aporte financeiro custeará um DVD sobre o Ciclo do Marabaixo’’, frisa o presidente.

Além do apoio da Fumcult, o Ciclo do Marabaixo foi realizado em parceria com o Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), que organizou uma exposição do Museu do Negro Gertrudes Saturnino, com exibições de indumentárias, caixas, instrumentos e objetos representativos da manifestação cultural.

Live de encerramento

A Live será transmitida a partir das 18h deste domingo, nas páginas oficiais dos grupos de marabaixo. O evento registrará simbolicamente o fim do calendário da manifestação cultural, como destaca a coordenadora-geral do Ciclo do Marabaixo, Valdinete Costa.

‘’A Live contará com a participação especial dos cinco grupos de marabaixo, com apresentações de ladrões e rodas. Também faremos simbolicamente a derrubada do mastro e levantaremos as coroas, com a simbologia da coordenação do ano seguinte’’, explica a coordenadora.

Em situações regulares anteriores à pandemia, no encerramento da festividade, ocorria a derrubada do mastro pelos festeiros, indicando o último dia do Ciclo do Marabaixo, o chamado ‘Domingo do Senhor’, que consiste no primeiro domingo após a celebração de Corpus Christi.

Ciclo do Marabaixo


O Ciclo do Marabaixo é uma autêntica expressão cultural do Amapá que transpassa gerações. A tradição religiosa, regada a fé e devoção à Santíssima Trindade e ao Divino Espírito Santo, conta com missas, novenas, ladainhas e danças de roda ao som das caixas e ladrões de marabaixo.

Em 2021, a festividade foi organizada por cinco grupos tradicionais: Associação Cultural Raimundo Ladislau (Marabaixo do Laguinho), Associação Mestre Pavão (Marabaixo do Laguinho), Raízes da Favela Dica Congó (Marabaixo da Favela), Associação Berço das Tradições Amapaense (Marabaixo da Favela) e Associação Folclórica de Campina Grande (zona rural).

Aline Paiva
Secretaria Municipal de Comunicação Social