Skip to content

Guarda Civil Municipal de Macapá dá continuidade às ações de segurança e orienta população para obrigatoriedade do uso de máscara

Por -

A Guarda Civil Municipal de Macapá deu continuidade às ações de segurança na capital, no último sábado, 24. As equipes percorreram as praças Floriano Peixoto e Barão; e a orla da cidade. Além da segurança, a corporação também segue com a orientação sobre o uso de máscara como proteção da Covid-19.

De acordo com o guarda Elder Cardoso, adjunto da guarnição, as equipes fazem o monitoramento de todo o complexo do Araxá, orla e “Praça do Coco”. A presença das equipes no local inibe atitudes suspeitas. A Guarda disponibiliza o número 153 para denúncias.

“A corporação dispõe de programação que ocorre semanalmente e aos finais de semana em todos os logradouros públicos, ruas e bairros da cidade. Nossas equipes também fazem a orientação sobre a necessidade do uso de máscara, que ainda permanece obrigatório em Macapá”, destacou Elder.

De acordo com o Artigo 5º do Decreto 3334/2020, o uso da máscara de proteção facial, com proteção da boca e nariz, é obrigatório em todos os espaços abertos e fechados. O não cumprimento acarreta em multa de um salário mínimo, sendo no valor de R$ 1.045,00 para quem for flagrado sem o acessório; e multa de dois salários mínimos, sendo no valor de R$ 2.090,00, para quem for reincidente. O valor arrecadado será convertido em doações a entidades sem fins lucrativos.

Para fazer a segurança da população, a equipe conta com o apoio de equipamentos como o ônibus, viaturas e motocicletas, que percorrem pelos logradouros da capital. Localizado atualmente na Praça Beira-Rio, o ônibus conta com seis câmeras de alta resolução, sendo que duas instaladas no mastro que atinge mais de dez metros do solo, o que permite ampliar o anglo de observação em mais de 90 graus. A visualização destas câmeras atinge um raio de mais de 400 metros de distância da base.

Ainda segundo o adjunto da guarnição, Elder Cardoso, a equipe da Guarda também realiza apoio à população em casos de emergência, como acidentes de trânsito, violência doméstica, orientação em casos de crianças perdidas, assaltos, furtos, entre outros.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Amelline Borges

Assessora de comunicação