Skip to content

Prefeitura de Macapá realiza Dia D de Imunização com vacinação e serviços de saúde

Ação amplia o acesso à vacina contra influenza para toda a população e oferece atendimentos médicos, odontológicos e orientações em saúde.

Por Louise Dias - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Foto: Aydano Fonseca – Semcom/PMM

A Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), por meio da Secretaria de Saúde (Semsa) e da Secretaria de Vigilância em Saúde (SMVS), realizou neste sábado, 27, o Dia D de Imunização. Na Escola Municipal Joaquina Menezes, no bairro Marabaixo, a população teve acesso à vacinação contra a influenza, consultas médicas e odontológicas, além de ações de educação em saúde. A mobilização também aconteceu em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Durante a ação, a vacina contra a influenza foi disponibilizada para toda a população, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção contra o vírus da gripe.

Além da imunização, a programação contou com consultas em clínica geral, ginecologia, pediatria, fisioterapia, psicologia, sessões de massoterapia e atendimento odontológico. As equipes também realizaram ações de educação em saúde, com a distribuição de materiais informativos e orientações sobre prevenção de doenças e promoção da saúde.

O secretário municipal de Vigilância em Saúde, Jefferson Oliveira, destacou que a mobilização reuniu diversos serviços para facilitar o acesso da população à saúde e reforçou a importância da vacinação contra a influenza.

“Na nossa grande ação do Dia D, uma mobilização da Prefeitura de Macapá, por meio da SMVS e da Semsa, oferecemos diversos serviços, como vacinação, consultas médicas e odontológicas. Toda a equipe está preparada para atender a população. A vacina contra a influenza está liberada para todos, e é extremamente importante que consigamos ampliar essa cobertura para ajudar a reduzir os casos de gripe que estamos enfrentando em Macapá”, afirmou.

Secretário da SMVS, Jefferson Oliveira | Foto: Aydano Fonseca – Semcom/PMM

A trabalhadora doméstica Maria José, de 58 anos, contou que soube da ação pelo Instagram e fez questão de comparecer para receber a vacina.

“Soube da ação pelo Instagram, peguei um Uber e vim, porque acho muito importante se vacinar. A vacina evita muitas doenças e, quando a pessoa adoece, não fica tão debilitada. Acho essa iniciativa essencial”, disse.

Trabalhadora doméstica Maria José | Foto: Aydano Fonseca – Semcom/PMM

O Dia D de Imunização reforça o compromisso da Prefeitura de Macapá com a promoção da saúde, ampliando o acesso da população aos serviços da atenção básica, incentivando a vacinação contra a influenza e fortalecendo as ações de prevenção e cuidado em todo o município.