Skip to content

Prefeitura de Macapá realiza 1ª Jornada Municipal de Alimentação Escolar

Capacitação visa fortalecer as boas práticas e garantir uma alimentação escolar segura, saudável e de qualidade aos estudantes.

Por Louise Dias - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Foto: Aydano Fonseca – Semcom/PMM

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou neste sábado, 27, a 1ª Jornada Municipal de Alimentação Escolar, no auditório do Senac. O encontro reuniu gestores escolares, merendeiras e demais profissionais da rede municipal em uma programação voltada à qualificação dos serviços de alimentação escolar na rede municipal.

Foto: Aydano Fonseca – Semcom/PMM

Durante a jornada, os participantes acompanharam palestras sobre o direito à alimentação escolar adequada e saudável, segurança alimentar e nutricional, boas práticas para os serviços de alimentação e o papel da vigilância sanitária como órgão fiscalizador. A programação também abordou as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a manipulação correta dos alimentos e o aproveitamento integral dos alimentos nas escolas.

O prefeito de Macapá, Pedro DaLua, ressaltou que a iniciativa representa mais uma ação de valorização dos profissionais da educação e de fortalecimento da alimentação escolar oferecida aos estudantes.

“A Jornada busca valorizar os nossos profissionais, mas também o objetivo final é sempre atender as nossas crianças. A educação municipal na Gestão Compromisso e Prioridade tem feito isso desde quando entrou e essa aqui é mais uma etapa de valorização e capacitação que a gente desenvolve no município de Macapá. Fico muito feliz e por isso, festejo no dia de hoje”, afirmou.

Prefeito de Macapá, Pedro DaLua | Foto: Aydano Fonseca – Semcom/PMM

A secretária municipal de Educação, Karina Alfaia, destacou que o evento foi organizado pela equipe técnica de nutricionistas da Semed e reforçou o compromisso da gestão com a qualidade da alimentação escolar.

“Esse é um momento muito importante pra Semed, no qual toda a nossa equipe está envolvida no objetivo de garantir uma alimentação escolar adequada pras nossas crianças. Esse evento está sendo organizado por toda a equipe técnica das nutricionistas da Semed, são servidoras efetivas que organizaram toda essa programação. Nesse momento reunimos gestores escolares e merendeiras. Será uma imersão de conhecimento sobre as normativas do PNAE e também sobre manipulação e reaproveitamento de alimentos dentro das escolas, pra que a alimentação escolar seja segura, saudável e dentro das normativas do Ministério da Educação”, destacou.

Secretária da Semed, Karina Alfaia | Foto: Aydano Fonseca – Semcom/PMM

A 1ª Jornada Municipal de Alimentação Escolar reforça o compromisso da Prefeitura de Macapá com a qualificação dos profissionais da educação e com a oferta de uma alimentação escolar cada vez mais segura, saudável e nutritiva, contribuindo para o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino.