Fotos: Cleito Souza -Semcom/PMM
A Prefeitura de Macapá realizou, na noite desta segunda-feira, 22, no Teatro Municipal Fernando Canto, a posse da Comissão de Estágio Probatório da Educação. A iniciativa marca um importante avanço para a efetivação de 269 servidores da rede municipal de ensino que aguardam a conclusão do processo para ingresso definitivo no serviço público.
Fotos: Cleito Souza – Semcom/PMM
A comissão é composta por cinco representantes da área da educação e terá a responsabilidade de avaliar o desempenho dos servidores durante o período de estágio probatório, etapa obrigatória para a aquisição da estabilidade no serviço público.
Durante o processo, serão analisados critérios como assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade. Após a avaliação individual de cada profissional, a comissão elaborará um relatório final que será encaminhado para apreciação da Secretaria Municipal de Educação e posterior homologação pelo prefeito.
Para o prefeito de Macapá, Pedro DaLua, a criação da comissão corrige uma situação que se arrastava há anos e garante segurança jurídica aos profissionais da educação. Muitos dos servidores aguardavam há mais de cinco anos pela realização desse procedimento devido à inexistência da comissão responsável pelas avaliações.
“A criação da comissão foi exatamente para reparar esse erro grave. O tempo normal para avaliar esses servidores já passou há muito tempo e eles agora vão poder ingressar de forma definitiva no serviço público”, destacou.
Prefeito Pedro DaLua | Fotos: Cleito Souza – Semcom/PMM
A expectativa é concluir as avaliações nos próximos meses, permitindo que os profissionais aptos sejam efetivados até setembro deste ano. A medida reforça o compromisso da Prefeitura de Macapá com a valorização dos servidores públicos e com o fortalecimento da educação municipal, garantindo maior estabilidade e reconhecimento aos profissionais que atuam diariamente na rede de ensino.