Skip to content

Jovens devem se alistar para o serviço militar obrigatório até 30 de junho de 2026

Atendimento presencial passou a ser realizado em novo endereço: Avenida Henrique Galucio, nº 216, bairro Central, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Devem se alistar todos os brasileiros do sexo masculino que nasceram em 2008 e completam 18 anos em 2026 | Foto: Wellington Barros/PMM

A Prefeitura de Macapá e a 45ª Junta de Serviço Militar, informam que o período de alistamento militar obrigatório para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2026 já está aberto e segue até 30 de junho. O procedimento é obrigatório e pode ser feito de forma online ou presencialmente. Neste ano, o atendimento presencial passou a ser realizado em novo endereço na Avenida Henrique Galucio, nº 216, bairro Central, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Quem deve se alistar?

Devem se alistar todos os brasileiros do sexo masculino que nasceram em 2008 e completam 18 anos em 2026. O alistamento é obrigatório e o não cumprimento pode acarretar em restrições como impedimento para emissão de passaporte, matrícula em instituições de ensino superior e participação em concursos públicos.

Como se alistar?

O alistamento pode ser feito de duas formas:

  • Online: Acesse o site www.alistamento.eb.mil.br e siga as instruções.
  • Presencial: Compareça à 45ª Junta de Serviço Militar no novo endereço com os seguintes documentos:
  • Certidão de nascimento ou RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Duas fotos 3×4 recentes

O Secretário da 45ª Junta de Serviço Militar de Macapá, Leonardo Ferreira, reforça a relevância do processo.

“O alistamento é mais do que uma obrigação legal, é um ato de cidadania. Ele representa o primeiro passo do jovem na vida militar e também abre portas para oportunidades de formação, disciplina e crescimento pessoal”, destacou.

A Prefeitura de Macapá orienta que os jovens não deixem para a última hora e busquem se alistar o quanto antes para evitar filas e garantir o cumprimento do prazo.

Wellington Barros

Wellington Barros

Verificado
Assessor de Comunicação
326 matérias publicadas

Wellington Diego Barros Paulino é jornalista em formação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e ingressou na Prefeitura Municipal de Macapá como estagiário em 2021. Atualmente, atua como assessor de comunicação, sendo responsável pela SEMHOU, SEMTRADI e GCMM. Além da experiência na Prefeitura de Macapá, Wellington também atuou em projetos da UNIFAP, como social media no Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid) e como produtor de conteúdo para a Agência Experimental de Comunicação (AGCOM).

Mais publicações de Wellington Barros Verificado

Assessor de Comunicação