Skip to content

Evento seguro e lucrativo: Réveillon do Festival Fim de Ano une festa e oportunidade

160 empreendedores credenciados em segmentos diversos participaram da programação. Serviços essenciais mantiveram o evento seguro

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Empreendedores foram distribuídos ao longo do percurso do trio elétrico na orla do Santa Inês | Foto: Emanuelle Gomes/PMM

A virada do ano em Macapá foi muito mais do que uma grande festa à beira do Rio Amazonas. O Réveillon do Festival de Fim de Ano, promovido pela Prefeitura na Orla do Santa Inês, também foi um importante motor de fomento à economia local, reunindo 160 empreendedores credenciados em segmentos como espeto, chapa, comidas típicas, bebidas e outros serviços.

Entre os participantes estava Edielma Pereira, de 38 anos, que comercializa batata frita. Ela participou de todos os grandes eventos promovidos pela Prefeitura ao longo do ano, Carnaval, Arraiá Junino, Macapá Verão, e decidiu encerrar 2025 com chave de ouro no Réveillon.

“Esses eventos são fundamentais para mim. É quando consigo aumentar meu faturamento e garantir o sustento da minha família. A gente trabalha muito, mas vale a pena ver o retorno no fim do evento”, afirmou.

A realização de eventos públicos como o Réveillon tem se consolidado como uma estratégia eficaz de impulsionar a economia criativa e apoiar pequenos empreendedores. Além de proporcionar lazer e cultura à população, essas iniciativas geram oportunidades de renda, movimentam o comércio local e fortalecem o vínculo entre a gestão pública e os trabalhadores informais e formais da cidade.

O empreendedor Oseas Siqueira, que atua no segmento de drinks e bebidas, também celebrou os resultados da noite. “A organização está de parabéns. Fomos bem orientados, o espaço foi muito bem distribuído e estou vendendo bastante. A expectativa é começar o ano com muito dinheiro no bolso e o faturamento lá em cima”, comemorou.

Toda a organização dos empreendedores foi coordenada pela Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou), que garantiu a disposição estratégica das barracas, respeitando normas de segurança, acessibilidade e conforto para o público. A organização permitiu que os empreendedores pudessem trabalhar com tranquilidade e que os visitantes circulassem com fluidez pelo espaço.

A secretária da Semhou Fernanda Cabral, destacou o empenho da gestão municipal na organização do evento.

“Nosso objetivo é garantir que todos tenham uma experiência segura e agradável. Trabalhamos com planejamento e diálogo com os empreendedores para que eles tenham boas vendas e o público aproveite o evento com conforto e segurança”, afirmou.

Segurança e serviços garantiram tranquilidade na virada:

Para assegurar a ordem e o bem-estar dos participantes, a Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) mobilizou um efetivo de 80 agentes, com 10 viaturas e 4 motos posicionadas em pontos estratégicos. Os totens de segurança da orla também foram integrados ao esquema, com o suporte do Centro de Controle Operacional (CCO), que monitorou o evento 24 horas por dia.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) montou uma base de atendimento emergencial na UBS Rubin Aronovitch, com equipe multiprofissional composta por técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos. A estrutura contou ainda com o apoio da Cruz Vermelha e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

No trânsito, a Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac) atuou com equipes nos principais pontos de interdição, orientando motoristas e garantindo a fluidez e segurança nas vias de acesso ao evento.

O Réveillon da Cidade na Orla do Santa Inês foi mais do que uma celebração da chegada de 2026. Foi um exemplo de como eventos públicos bem organizados podem gerar impacto positivo na economia local, fortalecer o empreendedorismo e oferecer lazer com segurança e dignidade para toda a população.

Confira mais fotos:

Wellington Barros

Wellington Barros

Verificado
Assessor de Comunicação
332 matérias publicadas

Wellington Diego Barros Paulino é jornalista em formação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e ingressou na Prefeitura Municipal de Macapá como estagiário em 2021. Atualmente, atua como assessor de comunicação, sendo responsável pela SEMHOU, SEMTRADI e GCMM. Além da experiência na Prefeitura de Macapá, Wellington também atuou em projetos da UNIFAP, como social media no Programa de Formação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid) e como produtor de conteúdo para a Agência Experimental de Comunicação (AGCOM).

Mais publicações de Wellington Barros Verificado

Assessor de Comunicação