Foto: Merlin Pires/PMM
Em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado mundialmente em 10 de dezembro, a Prefeitura de Macapá realizou, nesta quarta-feira (10), a 20ª edição do programa Macapá Mais Cidadania. A ação ocorreu na Praça Veiga Cabral, integrada à campanha Negro Eu Sou, que este ano tem como tema “Vozes e Memórias”, ressaltando a importância de reconhecer histórias, identidades e lutas que moldam a sociedade e fortalecem a defesa de direitos.
Foto: Merlin Pires/PMM
Foto: Merlin Pires/PMM
O evento iniciou às 16h e reuniu uma programação especial que uniu serviços essenciais, assistência social e manifestações culturais. O objetivo foi aproximar políticas públicas da população, oferecendo atendimento direto e gratuito em um dia simbólico para a promoção da dignidade humana.
Foto: Merlin Pires/PMM
Foto: Merlin Pires/PMM
Foto: Merlin Pires/PMM
Entre os serviços ofertados estiveram corte de cabelo, design de sobrancelhas em henna, colocação de cílios, acolhimento psicológico e social, além de orientação jurídica. A saúde também marcou presença, com vacinação, testes rápidos e aferição de pressão arterial. A programação cultural ficou por conta da artista Brenda Cristy, valorizando a arte como instrumento de resistência e expressão.
Raimundo Azevedo, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania | Foto: Merlin Pires/PMM
O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Raimundo Azevedo, destacou o significado desta edição. “Hoje, a 20ª edição do Macapá Mais Cidadania tem um toque especial, porque comemoramos também a campanha Negra Eu Sou 2025, que faz referência a direitos e resistência. Vamos falar de racismo, de racismo estrutural e de como a sociedade pode vencer isso. Todos juntos, por uma prefeitura inclusiva, que está na rua ao lado do povo, falando de direitos, de cidadania e, principalmente, de amor ao próximo”, ressaltou.
Foto: Merlin Pires/PMM
Marciane Leite, empreendedora | Foto: Merlin Pires/PMM
Foto: Merlin Pires/PMM
O evento contou ainda com o Espaço Mulher Criativa, que incentiva o empreendedorismo feminino e a autonomia econômica como pilares da garantia de direitos.
A empreendedora Marciane Leite, 46 anos, celebrou a oportunidade de participar. “Para mim, hoje é uma tarde muito maravilhosa, porque tive a oportunidade de fazer parte mais uma vez do evento da nossa prefeitura, que sempre tem um olhar carinhoso para o empreendedorismo feminino e o empreendedorismo em geral. É muito importante poder vir do meu quilombo, o Curiaú, e trazer o melhor da nossa culinária para expor aqui na Veiga Cabral”, disse.
Foto: Merlin Pires/PMM
Foto: Merlin Pires/PMM
Foto: Merlin Pires/PMM
Ao unir atendimento, cultura e consciência social, a Prefeitura de Macapá reafirma seu compromisso em promover igualdade, respeito e participação cidadã em todos os territórios do município.