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Prefeitura de Macapá regulamenta isenção do IPTU para idosos a partir de 60 anos em 2026

Benefício é destinado a quem possui renda familiar de até oito salários mínimos e deve ser renovado anualmente com a entrega da documentação

Por Fernando Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Imagem ilustrativa de um atendimento para pessoa idosa | Foto: Emanuelle Gomes/PMM

Idosos a partir de 60 anos terão direito à isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano IPTU em Macapá a partir de janeiro de 2026, conforme regulamenta o Decreto nº 6.277/2025, publicado pela Prefeitura. O atendimento acontece na Central de Atendimento ao Contribuinte, das 8h às 14h, na Avenida Procópio Rola, no Centro. A solicitação também pode ser feita on-line, por meio do protocolo eletrônico disponível no site da Prefeitura de Macapá, no ícone “Protocolos”.

Confira requisitos

De acordo com o decreto, podem solicitar a isenção os contribuintes que atendam aos seguintes requisitos:

  • Ter 60 anos ou mais;
  • Ser proprietário, titular do domínio útil ou possuidor de apenas um imóvel no município, utilizado exclusivamente como moradia própria e da família;
  • Possuir renda familiar mensal inferior a 8 salários mínimos.

Como solicitar?

O pedido deve ser feito por meio de protocolo eletrônico no site da Prefeitura de Macapá, por meio do ícone “Protocolos” (clique aqui para acessar). O contribuinte deve anexar, em PDF, os seguintes documentos:
Documento de identidade e CPF;

  • Comprovante de residência atualizado;
  • Certidão do Cartório de Registro de Imóveis ou documento que comprove a titularidade do imóvel;
  • Declaração de composição e renda familiar;
  • Certidão Negativa de Débitos fiscais (ou positiva com efeitos de negativa);

A isenção terá validade de um exercício fiscal, sendo necessário renovar o pedido anualmente.

Perda do benefício

O contribuinte pode perder a isenção se deixar de cumprir os requisitos exigidos, usar o imóvel para outra finalidade que não seja moradia familiar, prestar informações falsas ou descumprir parcelamentos relacionados ao benefício. O processo é analisado pela Secretaria Municipal de Finanças, garantindo contraditório e ampla defesa.

ernando tavares

ernando tavares

Verificado
Assessor de Comunicação
330 matérias publicadas 96 99169-7289

Fernando Pantoja Tavares é jornalista amapaense formado pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Cresci rodeado pela riqueza cultural do nosso estado e, ao escolher o jornalismo como profissão, me tornei um pesquisador social da capital, Macapá. Por meio das reportagens e coberturas que realizo, busco entender e retratar a realidade da nossa gente. Tenho experiência em redação e reportagem, com atuação em texto e audiovisual na Agência Experimental de Comunicação (AGCOM), onde pude explorar diferentes linguagens e aprofundar minha prática jornalística. Fui editor-chefe e produtor do Almanaque, portal de notícias voltado à cultura e à informação, onde desenvolvi conteúdos que valorizam a produção artística e o pensamento crítico na Amazônia.

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