Antes das avaliações havia um misto de alegria e ansiedade entre os estudantes | Foto: Jesiel Braga /PMM
A Prefeitura de Macapá iniciou, nesta semana, as Avaliações de Saída com estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal. As provas, realizadas entre os dias 1º e 5 de dezembro, integram o processo de classificação do Prêmio Educa Macapá de Alfabetização, promovido anualmente ao fim do ano letivo.
Ao todo, 32 mil alunos de 70 escolas municipais participam da avaliação, aplicada nos turnos da manhã e da tarde. Na Escola Municipal Antônio Barbosa, na Zona Sul de Macapá, os estudantes do 2º ano fizeram as provas nesta terça-feira (2).
As alunas Manuelly Eloá Borges e Ana Vitória Marinho, ambas de 8 anos, saíram confiantes da sala após concluir a avaliação.
Alunas Ana Vitória e Manuelly Eloá | Foto: Mary Paes /PMM
“Eu estudei bastante em casa, fiz simulados aqui na escola e tenho certeza de que fui bem na prova”, disse Ana Vitória, orgulhosa.
“Estou confiante que vou acertar todas. A professora nos ajudou muito a estudar”, completou Manuelly.
As avaliações contemplam questões de Língua Portuguesa e Matemática, com o objetivo de verificar o nível de aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos ao final do período letivo.
O secretário municipal de Educação, Marcos Pantoja, reforçou a importância do processo.
“Além de identificar se as estratégias de aprendizagem adotadas pelas escolas estão alcançando os resultados esperados, a Prefeitura de Macapá, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, utiliza esses indicadores como um dos critérios de classificação do Prêmio Educa Macapá de Alfabetização. O objetivo é reconhecer e valorizar o trabalho dos professores da rede municipal que contribuem de forma significativa para o avanço da alfabetização no município”, destacou.
Secretário municipal de educação Marcos Pantoja e a professora Elke Iêda dos Passos | Foto: Mary Paes /PMM
A professora do 2º ano, Elke Iêda dos Passos, também avaliou positivamente o empenho dos alunos.
“Nos dedicamos com muito afinco e responsabilidade, tanto nós, professores, quanto nossos alunos. E já percebemos o resultado desse trabalho na postura dos estudantes, que se mostraram muito confiantes e seguros na realização da prova”, afirmou.
Sobre o Prêmio Educa Macapá de Alfabetização
Criado em 2023, o Prêmio Educa Macapá reconhece e valoriza professores que se destacam no processo de alfabetização. A iniciativa busca garantir que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa e concede aos educadores troféus e recompensas financeiras, conforme previsto na Lei nº 2.730/2023.
| Galeria de fotos: Jesiel Braga /PMM