Avaliações do Sispaeap iniciaram hoje para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental | Foto: Jesiel Braga /PMM
A Prefeitura de Macapá deu início, nesta quinta-feira (27), às avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá (Sispaeap), destinadas aos alunos do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental da rede municipal. As provas estão sendo aplicadas diretamente nas escolas, em horário regular de aula, e seguem até sexta-feira (28).
Nesta quinta, participaram os estudantes do 2º ano. Amanhã (28), será a vez das turmas do 5º ano. Ao todo, 8.666 alunos, de 72 escolas das zonas urbana e rural, devem realizar a avaliação.
Na manhã de hoje, o secretário municipal de Educação, Marcos Pantoja, recepcionou os alunos da Escola Municipal Maria Luiza Bello, na zona sul da capital.
Secretário municipal de educação, Marcos Pantoja, recepcionou alunos da EMEF Maria Luiza Bello | Foto: Jesiel Braga /PMM
“Macapá está entre as três capitais que mais avançaram nos índices nacionais e é a única da Região Norte a reduzir as desigualdades na Educação Básica. Esses resultados são fruto das políticas públicas implementadas desde o início da gestão. As avaliações têm papel fundamental para aperfeiçoarmos nossas estratégias e garantirmos que cada criança seja alfabetizada na idade certa”, destacou o secretário.
Pantoja também ressaltou o impacto do programa de alfabetização Educa Macapá, que oferece formação continuada aos educadores e é uma das principais ferramentas que impulsionam os avanços da Educação no município.
A comunidade escolar também tem demonstrado participação ativa no processo. A dona de casa Karina Corrêa da Silva, 40 anos, levou o filho Enzo Kauãn, de 9 anos, para participar da avaliação. Enzo tem paralisia cerebral e microcefalia e, segundo a mãe, tem apresentado importantes progressos.
“Ele tem a forma dele de se comunicar. Mesmo não sendo verbal, escuta muito bem. A presença dele na avaliação já representa um avanço. Há dois anos o trouxe para esta escola e só tenho a agradecer pelas melhorias que ele teve em todos os aspectos”, relatou.
Dona de casa Karina Corrêa e seu filho Enzo Kauãn | Foto: Jesiel Braga /PMM
Professora Otailândia de Jesus Belo | Foto: Jesiel Braga /PMM
A estudante Alícia Vitorino Ramos, 8 anos, também falou sobre a participação no Sispaeap. “Eu estudei bastante. A minha professora Otailância, aplicou provas antes para a gente treinar, e eu me saí bem”, contou, confiante.
Professores aplicaram simulados para para as crianças com intuito de prepará-las para o momento das avaliações.
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2024, a Escola Municipal Maria Luiza Bello alcançou 6.9 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, o melhor desempenho entre os municípios do Amapá no Ensino Fundamental I.
“Nossa escola é referência em desempenho educacional, e isso nos enche de orgulho. Esses resultados refletem o trabalho e a dedicação de toda a equipe em oferecer ensino de qualidade, com práticas atrativas que fortalecem o aprendizado dos nossos alunos”, afirmou a diretora, Franciana Baia.
Diretora da EMEF Maria Luiza Belllo junto do secretário Marcos Pantoja | Foto: Jesiel Braga /PMM
Estudante Alícia Vitorino Ramos | Foto: Jesiel Braga /PMM
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) reforça que a participação dos estudantes é essencial, já que o Sispaeap é a principal ferramenta para medir níveis de aprendizagem e orientar melhorias pedagógicas. Os resultados também influenciam o acesso do município a recursos e iniciativas voltadas ao fortalecimento da educação.
Sobre o Sispaeap
Criado em 2019, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá integra o Programa Criança Alfabetizada no Amapá, estabelecendo metas e estratégias para elevar o desempenho educacional nos municípios. Segundo o Ministério da Educação, Macapá avançou de 43,3% de alfabetização em 2023 para 49,1% em 2024 — um crescimento de 5,8 pontos percentuais, acima da média nacional, de 3,3 pontos.
Com esse resultado, a capital se destacou como a única do Norte a apresentar avanço no período.
O índice faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e passou a ser divulgado pelo Inep em 2024.
| Galeria de Fotos: Jesiel Braga /PMM