Skip to content

Prefeitura de Macapá fortalece cuidado integral à saúde do homem durante o Novembro Azul

Iniciativa segue diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem

Por Sarah Lopes - Secretaria Municipal de Saúde

Jesiel Braga/PMM

A campanha Novembro Azul, dedicada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, ganha reforço em Macapá com a ampliação das ações voltadas à saúde masculina na rede municipal. A Prefeitura de Macapá intensificou os atendimentos e destaca que todas as iniciativas seguem os critérios da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), adotada em toda a capital.

O Brasil é o único país da América Latina a possuir uma política específica para a saúde do homem. No município de Macapá, todos esses princípios estão incorporados às rotinas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ao Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, que atua na média complexidade na capital.

Luís Carlos Duarte, 41 anos, foi até a UBS Cláudio Leão para realizar o atendimento odontológico e reforçou a importância do cuidado com a saúde masculina.

“Eu vim na unidade pra cuidar da minha saúde bucal, é importante garantir a prevenção da saúde e fico muito feliz em ter esse acesso facilitado na UBS próxima a minha casa” relatou o morador.

Serviços ofertados nas unidades de saúde

A Prefeitura de Macapá reforça que os serviços da atenção primária destinados ao público masculino estão disponíveis em todas as unidades da capital.

O pré-natal do parceiro, que incentiva a participação ativa dos homens no processo gestacional, é realizado em 100% das UBSs. Testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites também são ofertados diariamente em toda a rede. A saúde sexual e reprodutiva é acompanhada de forma integral.

O exame de PSA, utilizado como marcador para avaliação da próstata, pode ser realizado em diversas UBSs. As recomendações do Ministério da Saúde indicam que homens a partir dos 50 anos façam o exame regularmente. Para aqueles com histórico familiar de câncer de próstata, a orientação é iniciar aos 45 anos, ou até 10 anos antes da idade em que o familiar recebeu o diagnóstico.

As coletas de PSA estão disponíveis nas seguintes unidades:

          •         Congós

          •         Coração

          •         Lélio Silva

          •         Pedro Barros

          •         Macapaba

          •         Raimundo Hozanan

          •         Pantanal

          •         Marabaixo

          •         Cláudio Leão

          •         Perpétuo Socorro

          •         São Pedro

          •         BR-210

Atenção ampliada à saúde masculina

Entre os principais atendimentos reforçados pela campanha estão os exames para diagnóstico do câncer de próstata. O ultrassom da próstata está disponível em três unidades:

•         Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes

•         UBS Macapaba

•         UBS Coração

A gestão municipal ressalta que a adesão aos serviços de saúde é fundamental para o diagnóstico precoce e para a redução de complicações em doenças comuns entre os homens.

Claudia Leão

Claudia Leão

Verificado
Assessora de Comunicação
305 matérias publicadas

Claudia Tamires Leão é egressa da primeira turma de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Com mais de 10 anos de carreira, já atuou na assessoria de diversos órgãos, como o Tribunal de Justiça do Amapá, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amapá), o jornal A Gazeta, a Secretaria de Saúde do Amapá, a Secretaria Municipal de Saúde de Macapá e a assessoria parlamentar do vereador Alexandre Azevedo. Atualmente, é coordenadora de Jornalismo na Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de Claudia Leão Verificado

Assessora de Comunicação

NOTA OFICIAL

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de Macapá informa que é falso o documento que está circulando em grupos…

Ler mais