Assinatura da Ordem de Serviço da Escola Municipal de Tempo Integral Marco Zero | Foto: Jesiel Braga /PMM
O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou nesta terça-feira (18), a Ordem de Serviço da Escola Municipal de Tempo Integral Marco Zero, que será implantada no bairro Jardim Marco Zero, na Zona Sul da capital. A assinatura da OS, marca o começo de mais uma grande obra da educação municipal.
A nova unidade atenderá aproximadamente 500 estudantes da Educação Infantil (1º e 2º períodos) e do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), ampliando a oferta de vagas e fortalecendo a política de ensino em tempo integral na rede municipal.
Com 1.829,27 m² de área construída, o projeto prevê 13 salas de aula, quadra poliesportiva de 416 m², biblioteca, playground, pátios cobertos, área de convivência, salas de coordenação, multiuso, direção e Atendimento Educacional Especializado (AEE). A estrutura incluirá ainda cozinha, refeitório, banheiros acessíveis, área verde e ambientes projetados para garantir conforto, acessibilidade e bem-estar aos estudantes.
Prefeito de Macapá, Dr. Furlan | Foto: Jesiel Braga /PMM
A obra será financiada pelo Novo PAC – Educação (Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal), com contrapartida do Tesouro Municipal. O investimento total é de R$ 12.638.257,74. Macapá é, até o momento, a única gestão municipal do estado a conseguir destravar recursos do programa, que tem como objetivo ampliar, modernizar e qualificar a infraestrutura escolar, reduzindo desigualdades e fortalecendo a aprendizagem.
“Fomos o primeiro município do estado com proposta aprovada pela Caixa Econômica Federal. Dessa forma, a Prefeitura de Macapá se torna pioneira ao emitir a Ordem de Serviço para o início imediato das obras dessa escola”, destacou o prefeito Dr. Furlan.
O gestor também reforçou que o compromisso da prefeitura com a educação se baseia em três pilares: valorização do servidor, estruturação da rede física e investimentos no setor pedagógico, que inclui capacitação de profissionais e material curricular próprio, por meio do Programa Educa Macapá. “Não é só construir escolas; é dar suporte para que a educação siga avançando no município”, completou.
Moradora Silvia Milhomens também assinou a OS | Foto: Jesiel Braga /PMM
Moradora do Jardim Marco Zero há 33 anos, a administradora Silvia Milhomens, de 56 anos, comemorou o anúncio da obra. “Hoje recebemos essa notícia maravilhosa, que vai beneficiar muitos estudantes e famílias do nosso bairro. É uma grande alegria ver a construção de uma escola tão próxima de nossas residências.”
O secretário municipal de Educação, Marcos Pantoja, também ressaltou os impactos positivos da nova unidade.
“Depois de construída, essa será uma escola onde pessoas irão transformar suas vidas. A rede municipal tem um ensino de excelência, reconhecido nacionalmente, e este será mais um espaço que fará a diferença para alunos e famílias do bairro e das áreas vizinhas”, afirmou.
Marcos Pantoja, secretário municipal de educação | Foto: Jesiel Braga /PMM
A atual gestão já entregou 40 obras na área da educação, entre construções, reconstruções e ampliações de creches e escolas, contemplando áreas urbanas e rurais.
| Galeria de Fotos: Jesiel Braga /PMM