Foto: Jesiel Braga/PMM
A Prefeitura de Macapá garante acolhimento especializado para crianças e adolescentes da zona norte da capital. O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Acolher, entregue em setembro deste ano pela gestão municipal, oferece acompanhamento multiprofissional voltado à promoção da saúde mental.
O serviço conta com uma equipe multiprofissional composta por médico psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e equipe de enfermagem, além da dispensação de medicamentos pela farmácia da própria unidade, com acompanhamento contínuo e especializado. A unidade oferece atendimento a crianças e adolescentes de 3 a 17 anos e 11 meses com transtornos mentais graves e persistentes.
Foto: Jesiel Braga/PMM
Moradora da zona norte, a auxiliar de serviços Ângela Lemos, de 44 anos, levou o neto Enzo Gabriel, de 8 anos, para o primeiro atendimento e destacou a importância do espaço para a comunidade.
Ângelo levou o neto Enzo Gabriel para receber atendimento | Foto: Jesiel Braga/PMM
“Essa nova unidade na Zona Norte nos aproximou do acompanhamento da saúde mental do meu neto. É a minha primeira vez passando pelo acolhimento e estou muito feliz em ver uma unidade de saúde funcionando tão bem e com um serviço que beneficia toda a família”, contou.
O CASPi Acolher funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, em regime de livre demanda. Para o acolhimento, é necessário apresentar RG, Cartão SUS e comprovante de residência do responsável legal e da criança ou adolescente.
A diretora do CASPi Acolher, Karine Silva, reforçou o compromisso da equipe em garantir um cuidado humanizado e integral às crianças e adolescentes.
“Nosso objetivo é acolher, escutar e construir junto com as famílias o melhor caminho para o desenvolvimento saudável das nossas crianças e jovens. Cada atendimento é pensado de forma individual e com muito cuidado”, afirmou.
A unidade integra o Maior Complexo de Neurodesenvolvimento Infantil do Norte do país que reúne outras unidades de referência como o Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes e a Clínica-Escola Coração Azul da Zona Norte.