Foto: Emanuelle Gomes/PMM
A Prefeitura de Macapá entregou nesta quarta-feira (5) a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Antônio da Pedreira para a população. A unidade fortalece o serviço de atenção primária e garante o cuidado à comunidade ribeirinha e quilombola.
Com essa obra, a Prefeitura de Macapá chega à 35ª entrega na área da saúde, reafirmando o compromisso da gestão municipal em modernizar a rede de atenção básica e garantir um atendimento eficiente e humanizado à população.
A nova unidade foi completamente reformada e ampliada, passando a contar com consultórios médicos e odontológico, sala de medicação, triagem e sala de malária. O espaço também dispõe de banheiros acessíveis e estacionamento com vaga reservada para pessoas com deficiência (PCD), garantindo mais conforto e acessibilidade para todos os usuários.
O servidor público Aguinaldo Passos, 47 anos, que nasceu e cresceu na comunidade do Santo Antônio da Pedreira, relatou a importância da entrega da unidade para a população.
Aguinaldo Passos | Foto: Emanuelle Gomes/PMM
“A comunidade do Santo Antônio da Pedreira comemora com felicidade a nova unidade. É um momento ímpar ver mais uma unidade de básica de saúde reestruturada, garantindo qualidade para toda a população”, comemorou.
A reforma da UBS Santo Antônio da Pedreira representa um avanço significativo para a comunidade ribeirinha e quilombola da região. Com a nova estrutura, os moradores terão acesso facilitado aos serviços de saúde, reduzindo deslocamentos e fortalecendo o vínculo entre os profissionais e a população local.
Durante a cerimônia, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, ressaltou que o investimento em saúde é prioridade na atual gestão e reforçou o compromisso em levar infraestrutura e dignidade a todas as regiões da capital.
Prefeito de Macapá, Dr. Furlan | Foto: Emanuelle Gomes/PMM
“Nosso objetivo é garantir que cada comunidade, seja urbana, ribeirinha ou quilombola, tenha acesso a serviços públicos de qualidade. A entrega dessa unidade representa mais um passo no fortalecimento da atenção básica e na valorização das pessoas que vivem nas áreas mais afastadas”, afirmou o prefeito.
Com um investimento total de R$ 483.189,30 (quatrocentos e oitenta e três mil, cento e oitenta e nove reais e trinta centavos) a reconstrução foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do ex-deputado federal Camilo Capiberibe, com contrapartida do Tesouro Municipal.
A secretária municipal de saúde, Drª Érica, destacou que a reestruturação faz parte do plano de expansão e fortalecimento da Atenção Primária à Saúde em Macapá.
Secretária municipal de saúde, Drª Erica | Foto: Emanuelle Gomes/PMM
“Nosso compromisso é garantir que cada cidadão, independentemente de onde viva, tenha acesso a um atendimento digno e de qualidade. A entrega dessa unidade é uma conquista coletiva e reflete o cuidado que a gestão municipal tem com as comunidades mais afastadas”, disse.