A Procuradoria-Geral do Município de Macapá (Progem) marcou presença na abertura oficial da XX Semana Nacional da Conciliação, realizada na manhã desta segunda-feira (3), no plenário do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais de todo o país, tem como objetivo incentivar o diálogo, os acordos e a cultura da paz como formas eficazes de resolver conflitos.
A PROGEM foi representada pela procuradora-geral Ana Diandra Fontoura Moreira, que integrou a mesa de abertura da cerimônia, ao lado de autoridades do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de representantes de órgãos estaduais e municipais.
Neste ano, a Semana Nacional da Conciliação traz como lema o compromisso com uma Justiça mais humana, acessível e resolutiva, destacando o poder transformador do diálogo como instrumento para reduzir litígios e promover soluções consensuais.
“A conciliação é um instrumento fundamental não apenas para o Poder Judiciário, mas também para a gestão pública. Quando o município participa ativamente desses espaços de diálogo, reafirmamos o compromisso com uma administração mais eficiente, que busca soluções justas e pacíficas para os cidadãos”, destacou a procuradora-geral Ana Diandra Fontoura Moreira.
Ana Diandra ao lado do desembargador Jayme Ferreira, presidente do TJAP | Foto: Beatriz Melo/PMM
Durante toda a semana, de 3 a 7 de novembro, o TJAP realiza um mutirão de audiências e atendimentos voltados à conciliação, com a participação de magistrados, servidores e parceiros institucionais. A iniciativa reforça o papel do Judiciário e das instituições públicas na promoção do entendimento e da cidadania.