Skip to content

Nova Orla do Perpétuo Socorro devolve à comunidade um espaço de lazer, esporte e tradição à beira do Rio Amazonas

Orla do Perpétuo Socorro ganha revitalização completa, unindo lazer, esporte, cultura e turismo à beira do Rio Amazonas

Por Aline Silva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Moradores praticam futlama na orla do Perpétuo Socorro | Foto: Jesiel Braga/PMM

A Prefeitura de Macapá entregou, neste sábado (1º), a Orla do Perpétuo Socorro revitalizada, reforçando a tradição do espaço como referência em esporte, lazer e turismo. O local foi preparado para receber atividades culturais, esportivas e recreativas, atraindo moradores e visitantes para desfrutar da energia e da beleza do Rio Amazonas.

Integrado ao Projeto Orla Viva, o complexo turístico foi transformado em um espaço moderno e sustentável, valorizando a região à beira do Rio Amazonas. O local conta com três pontos de informação, conhecidos popularmente como “paragens”, que facilitam a orientação dos visitantes e enriquecem a experiência turística, tornando a orla um destino completo de lazer, cultura e esportes para moradores e turistas.

Sendo um ponto de encontro dos esportes, como o futlama, praticado conforme o movimento das marés do Rio Amazonas, o esporte é reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial de Macapá (Lei nº 2.454/2021).

O kitesurf, cheio de adrenalina, também anima o espaço. Moradores e visitantes encontram na Orla do Perpétuo Socorro o lugar ideal para se divertir e sentir a energia da cidade à beira do rio.

José Augusto da Paixão Saraiva, de 41 anos, morador do bairro Perpétuo Socorro e presidente do clube Resenha do Xingu, fala sobre a importância do futlama para o espaço e celebra a entrega da orla.

“Representamos o futlama, uma brincadeira que começou na nossa infância e que, com o tempo, resolvemos retomar, trazendo os amigos de volta. Já são três anos realizando nossa partida aos domingos, e é uma alegria poder praticar nosso esporte hoje com mais segurança e estrutura”, destacou.

Lidiane Pimentel, diretora-presidente do Instituto Municipal de Turismo, destaca a importância da valorização dos pontos turísticos e do Projeto Orla Viva.

“Mais um espaço totalmente revitalizado, que resgata a história do nosso povo. O turista vem a Macapá para aproveitar e conhecer a nossa cidade, enquanto a população volta a ter orgulho das suas raízes. Aqui encontramos também o resgate de memórias e tradições”, afirmou.

Galeria de imagens | Fotógrafo: Jesiel Braga/PMM