Foto: Merlin Pires
Nesta terça-feira (24), a Prefeitura de Macapá iniciou o segundo curso sobre monitoramento ambiental em áreas de exploração de petróleo. A formação busca ampliar o conhecimento da população sobre os impactos dessas atividades no meio ambiente. A capacitação ocorre no auditório da Secretaria Municipal de Educação e segue até 26 de setembro, reunindo estudantes, profissionais e moradores interessados no tema.
A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que visa aproximar a sociedade do debate sobre sustentabilidade.
Foto: Merlin Pires/PMM
Foto: Merlin Pires/PMM
A capacitação aborda conceitos fundamentais de monitoramento ambiental e explica como a análise de elementos como água, ar, solo, fauna e flora é essencial para prevenir danos e reduzir riscos relacionados à exploração petrolífera.
Também enfatiza a importância do cumprimento das normas ambientais e da atuação da fiscalização para garantir responsabilidade nas operações. Com isso, os participantes têm acesso a uma abordagem que une os aspectos técnicos e sociais da questão.
Foto: Merlin Pires
Para o coordenador-geral de Políticas para a Juventude, Felipe Ritcher, a iniciativa fortalece a formação de novas lideranças.
“Essa capacitação é essencial para o futuro do Amapá. Estamos acompanhando de perto para que a juventude aproveite esse momento e entenda melhor os desafios e oportunidades que temos pela frente”, afirmou.
Felipe Ritcher, Coordenador-geral de Políticas para a Juventude | Foto: Merlin Pires
Luana Maiara | Foto: Merlin Pires
Entre os participantes está Luana Maiara, de 36 anos, que destaca o impacto positivo da formação em sua trajetória pessoal e profissional.
“Está sendo uma experiência muito enriquecedora. Na semana passada, aprendemos sobre segurança no trabalho. Agora, estamos focando na parte ambiental e, na próxima etapa, vamos aprofundar a logística. Tudo isso contribui para nosso aperfeiçoamento e amplia nossas chances no mercado local”, disse.
Com a realização do curso, a Prefeitura de Macapá reforça seu compromisso com a educação socioambiental e a promoção da cidadania. A expectativa é que os alunos concluam a formação com uma compreensão mais ampla sobre os impactos da exploração de petróleo e a importância do monitoramento ambiental para a preservação dos ecossistemas e a qualidade de vida da população.