Peça teatral Bar Caboclo | Foto: Albert Mustafa/PMM
O clássico do teatro amapaense, Bar Caboclo, foi apresentado neste sábado (20) no Teatro Municipal Fernando Canto, marcando uma nova temporada do espetáculo que há 35 anos emociona plateias com sua mistura de comédia, tragédia e crítica social. Criada por Disney Silva, a peça já soma mais de 1.350 apresentações dentro e fora do estado, consolidando-se como um ícone do teatro popular brasileiro.
Foto: Albert Mustafa/PMM
Foto: Albert Mustafa/PMM
Foto: Albert Mustafa/PMM
Inspirado no bar que marcou a boemia da capital nos anos 1960, o espetáculo mistura comédia e tragédia ao narrar as histórias de Xandico, Bebel e um marinheiro. O enredo aborda amores proibidos, ciúmes e conflitos sociais, ao mesmo tempo que resgata aspectos do período, como o cotidiano dos trabalhadores da ICOMI e as figuras marginais que circulavam pela cidade.
Foto: Albert Mustafa/PMM
Foto: Albert Mustafa/PMM
Foto: Albert Mustafa/PMM
Para o diretor do grupo, Disney Silva, a força da peça está na sua capacidade de dialogar com diferentes gerações. “Hoje, todo mundo chega e diz que Bar Caboclo é o melhor espetáculo. Que o tio passou por lá… sempre tem uma história. A gente indica o passado e também reflete uma realidade social atual. Sempre há algo novo. Estamos muito felizes com a casa nova, porque agora teremos um outro espaço alternativo para nos apresentarmos”, destacou.
Disney Silva, diretor do grupo | Foto: Albert Mustafa/PMM
Peça Bar Caboclo | Foto: Albert Mustafa/PMM
O espetáculo, reconhecido nacionalmente e premiado com o Troféu Aplausos, atualiza seu texto a cada temporada, garantindo conexões com a realidade social e política contemporânea.
Entre os espectadores, a risada tomou conta. O munícipe Neto Alencar assistiu à peça pela primeira vez e disse estar orgulhoso e feliz por ter um novo espaço de cultura.
“Como amapaense, tenho orgulho de frequentar o teatro e assistir à peça Bar Caboclo pela primeira vez. A nossa cultura estava abandonada e largada”, contou.
Neto Alencar | Foto: Albert Mustafa/PMM
| Foto: Albert Mustafa/PMM
Assim, o Bar Caboclo segue reafirmando sua importância como um dos maiores símbolos da cultura amapaense, atravessando gerações e mantendo viva a história da cidade através da arte, um movimento fortalecido pela Prefeitura de Macapá em seu compromisso de valorizar a produção artística local.
Galeria de imagens | Foto: Albert Mustafa/PMM