Foto: Jesiel Braga/PMM
A Prefeitura de Macapá realizou, neste sábado (20), a 2ª edição do projeto “Cuidando de quem cuida”, uma iniciativa dedicada as mães atípicas que vivem uma rotina intensa de cuidado com filhos que demandam atenção e acompanhamento. A programação ofereceu serviços gratuitos de saúde, bem-estar e acolhimento.
Durante a ação, as participantes tiveram acesso a realização de exames laboratoriais, atendimentos com especialistas, acolhimento psicológico, sessões de massoterapia e participar de momentos de autocuidado, como corte de cabelo, design de sobrancelhas e atividades coletivas.
Izadora Figueiredo foi uma das participantes da ação | Foto: Jesiel Braga/PMM
Izadora Figueiredo, mãe atípica, aproveitou a ação para conseguir realizar seus exames e garantir um momento de relaxamento com o serviço de massoterapia.
“Minha filha demanda muito tempo, paciência e cuidado, e isso me causa exaustão. Essa ação me deu a oportunidade de ter um momento de autocuidado, consegui realizar consultas, massoterapia e ter orientação sobre a minha saúde mental”, reforçou.
Crianças participaram de atividades educativas enquanto as mães recebiam os atendimentos | Foto: Jesiel Braga/PMM
A edição reuniu dois importantes equipamentos de saúde entregues pela atual gestão: o Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes e a Clínica-Escola Coração Azul da Zona Norte. Enquanto as mães eram atendidas, seus filhos participaram de atividades acompanhados por uma equipe multiprofissional na Clínica-Escola, garantindo segurança e tranquilidade às famílias.
Além de atendimentos dedicados a saúde física, a ação contou com momentos de atividades coletivas e orientações sobre saúde mental, reforçando a campanha do setembro amarelo “Toda vida importa. Podemos falar sobre isso”, garantindo as mães atípicas um momento de bem-estar.
Joelma Ribeiro, coordenadora municipal de saúde mental | Foto: Jesiel Braga/PMM
A coordenadora municipal de Saúde Mental, Joelma Ribeiro, reforçou a importância da atenção para essas mães que dedicam sua vida ao cuidado dos seus filhos.
“Esse momento é essencial para essas mães que dedicam suas vidas ao cuidado dos filhos. Estamos aqui oferecendo serviços em diferentes áreas da saúde para garantir acolhimento e promover o autocuidado”, afirmou.