| Foto: Emanuelle Gomes /PMM
A tradicional peça Bar Caboclo, com 35 anos de circulação no Amapá e pelo Brasil, é o primeiro espetáculo teatral a estrear o palco do Teatro Municipal Fernando Canto, neste sábado (20), às 20h, com classificação indicativa para maiores de 18 anos.
Durante a manhã de hoje (20), o público formou uma grande fila, para conseguir as entradas do espetáculo. Cada ingresso foi trocado por 2 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados à instituição sem fins lucrativos Casa Nosso Lar, uma associação de apoio a pacientes em tratamento fora de domicílio.
Para Jackson Amaral, diretor do teatro, a ideia de trocar ingressos por alimentos, beneficia a comunidade ao tornar o espetáculo mais inclusivo e solidário, além de ajudar a suprir as necessidades alimentares da instituição que receberá as doações.
Disney Silva, ator e diretor do espetáculo, destacou que a peça, mesmo sendo uma comédia, traz um tom crítico e social levantando questões atuais da população amapaense e do Brasil.
Diretor do Teatro Municipal Fernando Canto, Jackson Amaral | Foto: Emanuelle Gomes /PMM
Ator, Roberto Prata ao lado do diretor e também ator do espetáculo, Disney Silva, | Foto: Mary Paes /PMM
“Bar Caboclo é uma comédia baseada nas histórias ocorridas nesse bar, que funcionava aqui em Macapá, nos anos 1960 e 1970, mescladas com situações atuais, trazendo pautas políticas e de cunho social, de forma bem-humorada”, ressaltou Disney.
A aposentada, Marinete Guimarães, de 72 anos, foi uma das primeiras a chegar e permanecer na fila, para conseguir seu ingresso.
Marinete Guimarães chegou cedo para garantir seu ingresso | Foto: Emanuelle Gomes /PMM
“Eu acompanho o Bar Caboclo desde o início, e com tantas apresentações, sempre tem algo diferente, nunca é a mesma apresentação. Sou muito fã dessa peça e estou ansiosa por assistir novamente, e também conhecer o interior deste teatro”, disse Marinete.
O policial militar, Rodrigo Dias e sua esposa, Anny Priscilla falaram de suas expectativas para assistirem a peça no novo espaço cultural.
“Vejo a criação desse Teatro como uma atitude muito positivo da gestão municipal, que contribui imensamente para a cultural local”, ressaltou Rodrigo Dias.
“Estamos felizes e ansiosos pelo momento de entrar no teatro para vermos o espetáculo, que é uma comédia do início ao fim”, disse Anny.
Rodrigo Dias e sua esposa, Anny Priscilla | Foto: Emanuelle Gomes /PMM
Diretor-presidente da FUMCULT, Caetano Bentes | Foto: Emanuelle Gomes /PMM
Caetano Bentes, diretor-presidente da Fundação Macapaense de Cultura (Fumcult), acompanhou a movimentação do público durante o processo de entrega dos ingressos e arrecadação dos alimentos.
O Teatro Municipal Fernando Canto, foi inaugurado nesta sexta-feira (19), pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan. O novo teatro tem projeto arquitetônico moderno, inspirado nas ondas do Rio Amazonas e na tradição das canoas, símbolos da cultura amazônica. Com capacidade total para 400 pessoas, o espaço conta com palco, arquibancada, mezanino, área PCD, foyer e estacionamento, oferecendo estrutura adequada para apresentações de teatro, música, dança, literatura e multieventos culturais.
| Galeria de fotos: Emanuelle Gomes /PMM