Dia Mundial da Alfabetização na Escola Municipal Hildemar Maia | Foto: Emanuelle Gomes/PMM
Nesta segunda-feira (8), iniciou na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Hildemar Maia, o projeto Alfa+, que está sendo executado pela Prefeitura de Macapá desde o início do segundo bimestre, voltado para alunos do 2° ano do ensino fundamental. A inciativa, centrada nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, vai alcançar 30 escolas municipais e atender cerca de 400 alunos, até o final do ano letivo.
A data coincidiu com o Dia Mundial da Alfabetização, estabelecido em 8 de setembro de 1967, pela Organização das Nações Unidas (ONU), a partir da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco). A data tem como objetivo ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial.
Marcos Pantoja, secretário municipal de educação | Foto: Emanuelle Gomes/PMM
Marcos Pantoja, secretário municipal de educação, salientou a importância de se trabalhar as estratégias metodológicas de ensino, utilizando ferramentas atrativas para os estudantes, e as capacitações de professores com foco no desenvolvimento educacional das crianças.
“A prefeitura de Macapá tem se empenhado, junto da Secretaria Municipal de Educação, em trabalhar pela educação como um todo, priorizando a infraestrutura das unidades, a merenda escolar e a capacitação de professores, porque entende todas essas ações, como partes fundamentais para o avanço dos indicadores de aprendizagem, e para diminuir as desigualdades educacionais e sociais no município”, ressaltou.
A coordenadora pedagógica, Cibelle Duarte, da EMEF Hildemar Maia, elencou algumas das atividades realizadas para potencializar a alfabetização dos alunos, que apresentam alguma dificuldade no aprendizado.
“Trabalhamos com dinâmicas de aprendizagem que atraem a atenção do aluno, por exemplo, a escrita de bilhetes. Esta é uma atividade com a qual, eles demonstram bastante interesse. Da mesma forma, utilizamos a caixa de leitura, que simula a tela da tv, ou cinema, onde as palavras vão passando e formando frases. A caixa é feita com material reciclável, despertando a curiosidade do aluno”, explica a coordenadora.
Estudante Nicolas Gabriel | Foto: Emanuelle Gomes /PMM
O pequeno Nicolas Gabriel, do 2º ano, falou do que ele mais gosta nas aulas. “Eu gosto de histórias que tem muitas pessoas juntas, e das brincadeiras que professora traz pra gente aprender”, disse o garoto.
Elcierlen Miranda, diretora da escola, destacou outros projetos realizados pela gestão que tem papel fundamental na alfabetização dos alunos.
“Todos os nossos esforços são voltados para a alfabetização de nossos alunos, na idade certa. A escola tem vários projetos em execução, como o projeto de leitura que inclui o piquenique literário, os circuitos de leitura, salas com cantinho de leitura, os jogos educativos que estimulam as crianças no aprendizado, entre outros. Também fazemos parte do projeto Férias de Verão que tem esse objetivo de alfabetizar as crianças”, evidenciou.
Elcierlen Miranda, diretora da EMEF Hildemar Maia | Foto: Emanelle Gomes /PMM
Sobre o Alfa+
O Alfa + é uma das múltiplas estratégias adotadas pela rede municipal de ensino de Macapá para alcançar a alfabetização na idade certa.
O projeto busca potencializar práticas alfabetizadoras, junto aos estudantes, com foco na matriz de referência do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá (SISPAEAP), de língua portuguesa, nos níveis de leitura: silábico e palavras (níveis de transição) e matemática.
Iniciou em 2024 tendo como público alvo alunos do 2º e 5º anos. Na versão 2025 ofertará reforço escolar sistematizado, aos alunos do 2º ano que se encontram no nível de leitor de palavras e frases com foco nas habilidades e descritores das avaliações externa 2025 (SISPAEAP e SAEB).
| Fotos: Emanuelle Gomes /PMM