Skip to content

Durante feriado da independência, prefeito de Macapá, Dr. Furlan, visita obras na capital

Agenda incluiu visitas em obras das Zonas Norte e Sul da cidade

Por Elessandra Barsottelli - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Obra CAPS II, no bairro Infraero II, na Zona Norte da capital | Foto: Albert Soares/PMM

Na manhã deste domingo (7), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, acompanhado de secretários e vereadores, iniciou a agenda de domingo em visita técnica à obra do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II, localizado no bairro Infraero II, na Zona Norte da cidade. Com mais de 700m2 de área construída, o novo CAPS II será equipado para oferecer suporte especializado em saúde mental. A estrutura contará com salas de acolhimento, consultórios, farmácia, refeitório e outros espaços modernos e acessíveis.

Foto: Albert Soares/PMM

A obra visa ampliar o acesso e os cuidados com a saúde mental da população. Maria Aparecida, moradora do bairro Açaí, conta que é paciente do CAPS Pedrinhas e que com essa nova unidade vai facilitar a continuidade do seu tratamento.


“Agora, parece assim que está na porta de casa. Porque vai abranger todos esses bairros próximos aqui da Zona Norte, está no lugar certo”, comemora.

Maria Aparecida Silva e Silva, moradora | Foto: Elessandra Barsottelli/PMM


Em seguida, a comitiva foi até o bairro Central para vistoria da obra de reconstrução da praça Veiga Cabral. A obra integra o projeto de reconstrução da cidade, é um espaço histórico e é utilizada por empreendedores sendo símbolo de tradição, cultura e identidade.

Visita técnica em Praça veiga Cabral, centro de Macapá | Foto: Albert Soares/PMM

A praça Veiga Cabral foi o primeiro espaço dedicado ao lazer no período colonial, denominada inicialmente como São Sebastião, o local foi cenário da elevação de Macapá como vila. No século XX, era popularmente conhecida como Praça Matriz, no entanto, anos depois recebeu o nome de Veiga Cabral, em referência a Francisco Xavier da Veiga Cabral. Hoje, em fase final de reconstrução, a praça voltará a fazer parte do cotidiano macapaense, sendo um local que preserva a memória e a tradição da capital amapaense.

Foto: Albert Soares/PMM


Em um terceiro ponto, no bairro Santa Inês, as equipes visitaram a fase final da reestruturação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Rubim Aronovitch, que conta com mais de 80% de obra concluída. A reconstrução da unidade integra um conjunto de ações de estruturação e melhorias da rede municipal de saúde, cujo objetivo visa ampliar e qualificar os serviços de atenção primária em todas as regiões da cidade. A reconstrução da UBS Rubim Aronovitch representa um avanço no cuidado, ampliando o acesso facilitado à rede municipal de saúde com qualidade e alinhado aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Unidade Básica de Saúde Rubim Aronovitch, bairro Santa Inês | Foto: Albert Soares/PMM

E encerrando a agenda de domingo, foi realizada a vistoria na praça Largo dos Inocentes, localizado atrás da antiga Catedral de São José. Durante a visita, o secretário municipal de obras, Cássio Cruz, destacou que com 90% de reconstrução realizada a praça deve ser entregue à comunidade no próximo mês.

Praça Largo dos Inocentes, região central de Macapá | Foto: Albert Soares/PMM

“A gente tem uma obra que já está com, aproximadamente 90% concluída. Toda revitalização do calçamento já foi feito, inserção de novos bancos, toda a parte do paisagismo. E agora, nessa fase, é feita a retirada dos postes de energia do vão da praça, para retirar essa poluição visual de fiação para que a gente possa ter um ponto histórico belíssimo”, destacou o secretário.

Cássio Lima, secretário municipal de obras | Foto: Elessandra Barsottelli/PMM

Vera Lúcia, é moradora da região e relata que está contando os dias para poder brincar com a netinha na nova praça Largos dos Inocentes.

“Aqui estava faltando um espaço melhor, mais amplo e que desse pra gente andar, quero muito brincar de patins com a minha netinha. Eu disse ‘Filha, daqui a pouco essa praça vai estar ótima para você passear’, não vejo a hora ” conta a moradora.

Vera Lúcia e netinha durante visita técnica à praça Largo dos Inocentes | Foto: Elessandra Barsottelli/PMM