Famílias atingidas pelo incêndio receberam apoio integral da Prefeitura de Macapá por meio da Semas | Foto: Fábio Costa/PMM
Na tarde de quarta-feira (27), um incêndio atingiu cerca de sete residências de madeira no bairro Jardim Marco Zero, zona sul de Macapá. Apesar da gravidade do fogo, não foram registradas vítimas fatais ou em estado grave. Todas as casas atingidas, no entanto, foram destruídas.
Equipes da Defesa Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) foram acionadas logo após o ocorrido. No local, realizaram levantamento das famílias afetadas, estudo social e cadastramento para inclusão nos benefícios eventuais disponibilizados pelo município. A área também foi isolada para garantir a segurança dos moradores e permitir a elaboração do laudo técnico. Cerca de 16 famílias foram atendidas, um total de 68 pessoas.
O secretário municipal de Assistência Social, Pedro Filé, destacou a resposta imediata da gestão durante o sinistro.
“Desde os primeiros momentos que soubemos do ocorrido, nossas equipes se dirigiram ao local. As assistentes sociais realizaram o estudo social das famílias, cadastrando-as para os benefícios eventuais e oferecendo acolhimento nesse momento tão delicado.”
Pedro Filé, secretário Municipal de Assistência Social | Foto: Fábio Costa/PMM
Para garantir apoio emergencial, a Semas montou um ponto de abrigo no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), no Complexo Macapá Criança, próximo ao local do incêndio. A estrutura recebeu colchões, banheiros, climatização, além de equipe técnica para suporte e alimentação das famílias.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Aldair Santos, reforçou a atuação das equipes da Defesa Civil no ocorrido.
“Quando recebemos a ocorrência, as chamas estavam muito altas e não conseguimos fazer o primeiro atendimento. Após o controle do fogo pelo Corpo de Bombeiros, passamos a prestar auxílio às famílias, realizar o levantamento de casas atingidas e encaminhar os moradores para o cadastramento da assistência social.”
Aldair Santos, coordenador da Defesa Civil Municipal | Foto: Fábio Costa/PMM
Moradora do Jardim Marco Zero há 13 anos, Jaqueline Soares perdeu a própria casa e a dos sogros, ambos idosos. Ela relata que não estava no local no momento do incêndio, mas ao chegar não conseguiu salvar nenhum bem. Para ela, o suporte oferecido pela prefeitura será fundamental na reconstrução.
“Essa ajuda da prefeitura é muito significativa pra gente, principalmente agora nesse recomeço, em que vamos tentar nos reerguer e seguir em frente. A equipe que veio aqui foi muito legal com todos nós e ajudaram bastante.” destacou.
Jaqueline Soares, contou como a ajuda da Prefeitura de Macapá foi importante nesse momento tão delicado | Foto: Fábio Costa/PMM
Após o combate ao incêndio e a retirada das famílias, equipes da Zeladoria Urbana de Macapá atuaram na limpeza da área, realizando a remoção de entulhos e escombros deixados pelo desastre.
Equipes da Zeladoria Urbana de Macapá atuaram na limpeza do local | Foto: Fábio Costa/PMM
Com a ação integrada, a Prefeitura de Macapá reforça o compromisso de garantir acolhimento e proteção social em situações de emergência, assegurando assistência às famílias atingidas até que possam retomar suas rotinas com segurança e dignidade.
Galeria de imagens | Fotógrafo: Fábio Costa/PMM