Quarta Ouro em Macapá | Foto: Jesiel Braga/PMM
Mais de 30 mulheres participaram, na manhã desta quarta-feira (27), de atividades de saúde e autocuidado na UBS Coração, localizada na zona oeste de Macapá. A ação integrou o projeto “Quarta Ouro”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com foco em mulheres gestantes e puérperas.
O Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) esteve presente com uma palestra sobre igualdade racial, empoderamento e cuidados com a saúde da mulher. A atividade foi conduzida pela educadora pedagógica Lauriene Silva, que destacou a importância do reconhecimento da identidade racial como ferramenta de fortalecimento para o cuidado com a saúde.
“Estamos aqui na Palestra Ouro para somar com essa ação. Falamos sobre a importância do autocuidado, do reconhecimento como mulher negra quilombola, para que as equipes de saúde possam atender esse público com mais qualidade e cuidado”, afirmou Lauriene Silva.
Lauriene Silva, palestrante | Foto: Jesiel Braga/PMM
| Foto: Jesiel Braga/PMM
Além da palestra, a ação também contou com a presença de uma trancista profissional, que ofereceu penteados ao longo da manhã, como forma de fortalecer a autoestima das mulheres presentes.
“Eu sempre participo das quartas-feiras, a gente sempre aprende alguma coisa, e hoje tive a oportunidade de fazer essa trança nagô maravilhosa”, declarou Diana Cardoso, moradora da região e paciente da UBS Coração.
Diana Cardoso, moradora da região e paciente da UBS Coração | Foto: Jesiel Braga/PMM
A parceria entre a Improir e a Semsa faz parte da política municipal de promoção da igualdade racial, que busca integrar ações de cuidado e reconhecimento identitário nas unidades básicas de saúde da capital.
Outra atividade importante durante a manhã foi a palestra sobre aleitamento materno e cuidados com a amamentação, tema central da campanha do Agosto Dourado, desenvolvida em todas as UBS do município ao longo do mês.
A enfermeira Mariane Ramos, da UBS Coração, explicou que momentos como esse são fundamentais para promover um atendimento mais humano, acolhedor e completo às mulheres.
“Esclarecemos de forma simplificada dúvidas frequentes das gestantes, além de apresentar os atendimentos e serviços disponíveis, como médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais e dentistas. Tudo isso com escuta qualificada e abordagem individualizada”, concluiu.
Mariane Ramos, enfermeira da UBS Coração | Foto: Jesiel Braga/PMM
UBS Coração | Foto: Jesiel Braga/PMM
Galeria de imagens | Fotógrafo: Jesiel Braga/PMM