Skip to content

Dia Nacional da Educação Infantil é comemorado nesta segunda-feira (25)

São 38 escolas da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Macapá, zona urbana e do campo, com 11.643 alunos matriculados

Por Armando Andrade* e Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

| Foto: Mary Paes /Arquivo PMM

Nesta segunda-feira (25) é comemorado o Dia Nacional da Educação Infantil, a data vem para celebrar esta etapa tão importante e crucial da vida, em que se dão os primeiros passos para o aprendizado, e se começa a reconhecer o mundo. A data foi escolhida para homenagear o nascimento de Zilda Arns, médica pediatra que dedicou sua vida ao trabalho assistencial para crianças.

A educação infantil tem como prioridade, a formação integral da criança, sendo trabalhados aspectos físicos, intelectuais, psicológicos e sociais, por meio de atividades como músicas, jogos educativos, artes, leitura e brincadeiras, que estimulem características físicas e sociais.

Atualmente, são 38 escolas da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Macapá, zona urbana e do campo, com 11.643 alunos matriculados. A Prefeitura de Macapá, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Divisão de Educação Infantil, valoriza essa etapa tão importante na vida dos pequenos, por isso, a construção, reconstrução e ampliação de creches e escolas, é uma das prioridades da gestão, além de projetos como “Era uma vez”, criado em 2024, que promove o interesse das crianças pela leitura, de forma lúdica e divertida.

As escolas municipais de educação infantil têm autonomia no desenvolvimento de ações educativas que venham contribuir para o avanço da alfabetização entre as crianças, desde a infância. A educação infantil é a base de um futuro brilhante para as crianças, e perpassa pelo respeito, inclusão, ambiente seguro e acolhimento em todos os aspectos.

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
315 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação