| Foto: Mary Paes /Arquivo PMM
Nesta segunda-feira (25) é comemorado o Dia Nacional da Educação Infantil, a data vem para celebrar esta etapa tão importante e crucial da vida, em que se dão os primeiros passos para o aprendizado, e se começa a reconhecer o mundo. A data foi escolhida para homenagear o nascimento de Zilda Arns, médica pediatra que dedicou sua vida ao trabalho assistencial para crianças.
A educação infantil tem como prioridade, a formação integral da criança, sendo trabalhados aspectos físicos, intelectuais, psicológicos e sociais, por meio de atividades como músicas, jogos educativos, artes, leitura e brincadeiras, que estimulem características físicas e sociais.
Atualmente, são 38 escolas da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Macapá, zona urbana e do campo, com 11.643 alunos matriculados. A Prefeitura de Macapá, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Divisão de Educação Infantil, valoriza essa etapa tão importante na vida dos pequenos, por isso, a construção, reconstrução e ampliação de creches e escolas, é uma das prioridades da gestão, além de projetos como “Era uma vez”, criado em 2024, que promove o interesse das crianças pela leitura, de forma lúdica e divertida.
As escolas municipais de educação infantil têm autonomia no desenvolvimento de ações educativas que venham contribuir para o avanço da alfabetização entre as crianças, desde a infância. A educação infantil é a base de um futuro brilhante para as crianças, e perpassa pelo respeito, inclusão, ambiente seguro e acolhimento em todos os aspectos.