Skip to content

Visita guiada no Bioparque da Amazônia recepciona pacientes idosos em reabilitação, em Macapá

Parque recebeu pacientes da rede SARAH de hospitais de reabilitação nesta sexta-feira

Por Beatriz Melo - Bioparque da Amazônia

O Bioparque da Amazônia tem a missão de contribuir com a qualidade de vida da sociedade por meio da interação dos cidadãos e da natureza. Nesta sexta-feira (22), o grupo de pacientes em reabilitação, da rede SARAH, estiveram no parque para uma visita guiada. O momento proporcionou lazer, interação e acolhimento para o grupo de idosas. 

De acordo com Daniel Macambira, enfermeiro do hospital, vivências sociais são importantes para o tratamento dos pacientes. “Através da visita, a ideia é fazer com que eles percebam a possibilidade de vivências em outros espaços, do contato com a natureza e ampliação das interações sociais.” explica o profissional. 

Ao longo do percurso da visita, as pacientes visitantes conheceram os animais, a fauna e a flora do Bioparque. Além disso, a fisioterapeuta que acompanhava o grupo mediou sessões de alongamento com as pacientes que estavam participando do tour. Perolina Lima Monteiro, paciente em reabilitação, compartilhou a importância da visita para a sua vida.

Petrolina Lima aproveitando visita no Bioparque | Foto: Beatriz Melo/PMM

“A visita de hoje foi muito importante, porque é muito difícil eu sair de casa e quando tenho uma oportunidade dessa eu me sinto bem. Estou andando mais, saindo mais, agora eu ando mais, pois eu só vivia em casa e com essa oportunidade eu estou me sentindo muito bem. Essa visita distrai as dores e eu posso conhecer novas pessoas”, comenta Perolina.

Visitas guiadas no Bioparque

As visitas guiadas no Bioparque da Amazônia cumprem um papel fundamental para a comunidade, ao aproximar diferentes públicos da natureza e despertar a consciência sobre a importância da preservação ambiental. Mais do que lazer, esses momentos funcionam como experiências educativas e terapêuticas, capazes de fortalecer vínculos sociais, estimular o bem-estar e ampliar o acesso a espaços de cultura e ciência. 

Carliane Dias é guarda parque no Bioparque e explica o papel social das visitas guiadas. “A gente tenta passar para a população no geral que é preciso você respeitar a nossa fauna, a nossa flora e não jogar o lixo que você produz tanto aqui dentro do Bioparque quanto fora.  O nosso meliponário, por exemplo, serve também como reabilitação das nossas outras árvores, através do reflorestamento na polinização. Nossa mensagem é: em vez de destruir, podemos preservar.” contribui Carliane. 

Para solicitar visitação guiada, as instituições precisam enviar um ofício à gerência do parque, pelo menos uma semana antes da data desejada, no e-mail bioparque@macapa.ap.gov.br. No documento deve conter o nome da instituição e a quantidade das pessoas que irão participar da excursão, bem como o nome dos responsáveis. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (96) 99970-2084.

O Bioparque da Amazônia é uma fundação pública municipal, vinculada à Prefeitura de Macapá. Localizado na rodovia Josmar Chaves Pinto, antiga JK, o parque funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h. A bilheteria encerra às 16h20.