Alunos em visita guiada no Museu de Artes, Cultura e Memórias Negras | Foto: Merlin Pires
Na amanhã dessa sexta-feira (22), estudantes da Escola Estadual Modelo Guanabara participaram de uma visita guiada no Museu de Artes, Culturas e Memórias Negras de Macapá, localizado no centro da cidade. A atividade faz parte do projeto pedagógico “A Nossa Cultura Tem Raiz”, voltado para a valorização da história do povo amapaense e no fortalecimento da identidade cultural do Amapá.
Durante a visita, 32 alunos do ensino fundamental puderam conhecer de perto os espaços do museu, exposições permanentes e exposições temporárias como a “Marés e Levantes” composta por obras que evidenciam a cultura amazônica. A professora, Débora Rodrigues, conta que o projeto desenvolvido pela escola busca por meio dos eixos pedagógicos ampliar o olhar dos estudantes sobre história, cultura, diversidade e inclusão.
Professora Débora Rodrigues | Foto: Merlin Pires
“Ressaltar que existe uma história, que a gente não vive só hoje. A gente está em uma sala que a gente precisa conhecer o passado para valorizar o nosso ‘hoje’ e perpetuar isso”, declara Débora Rodrigues.
O museu possui espaços que ilustram a história de resistência, ancestralidade e contribuição da população negra na construção da sociedade do Amapá. O local abriga obras de arte, documentos históricos, fotografias e expressões culturais que mantêm vivas as tradições e as memórias coletivas.
Lauriene Silva, educadora pedagógica | Foto: Merlin Pires
“As exposições integram isso, uma Amazônia e Amapá que tem vida e que tem respeito a partir do museu. Um espaço comprometido que pensou nesse fortalecimento e cria essa possibilidade de falar dos nossos anseios, da nossa história e da nossa cultura” ressaltou Lauriene Silva, educadora pedagógica.
Foto: Melin Pires
Em Macapá, o Museu de Artes, Culturas e Memórias Negras é um importante centro cultural, disponível para visitas educativas, pesquisas e atividades artísticas que promovam a representatividade e a preservação da memória afro-amapaense amazônica. O museu está situado na rua Eliezer Levy esquina com a avenida. Mendonça Furtado. O museu funciona de terça à domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita.
Felipe Dias, diretor do Museu de Artes, Culturas e Memórias Negras | Foto: Merlin Pires
“É muito importante essa iniciativa de escolas procurarem o museu, estamos de portas abertas para receber todos os públicos. Aqui é um espaço de cultura para salvaguardar nossa história, do nosso povo, da nossa cidade” comenta Felipe Dias, diretor do museu.
Confira outras imagens