Projeto desenvolve habilidades matemáticas em alunos por meio de jogos educativos | Foto: Jesiel Braga /PMM
A maioria dos estudantes acha a Matemática um bicho de sete cabeças. Mas, para a turminha do 4º ano da Escola Municipal Esforço Popular, alunos da professora Priscila Cavalcante, a ideia é totalmente diferente. Eles amam esse componente curricular, graças ao projeto Brincando com a Matemática, idealizado pela professora e colocado em prática com a ajuda das crianças.
De acordo com a professora, o projeto busca desenvolver habilidades matemáticas fundamentais, como a compreensão de números, operações (adição, subtração, multiplicação e divisão), geometria e resolução de problemas, utilizando jogos educativos confeccionados manualmente pelos próprios alunos, sob a orientação da docente.
Professora Priscila Cavalcante | Foto: Jesiel Braga /PMM
“A utilização dos jogos com materiais concretos e das atividades práticas é um atrativo para o aprendizado das crianças, porque diverte e estimula a criatividade de forma lúdica e interessante”, enfatiza a professora Priscila, enquanto explica cada peça dos jogos e suas funções.
O Rally da Matemática é o jogo que mais se destaca entre as crianças. Ele inclui as operações básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão, e cada aluno é o piloto de um carrinho que avança em sua pista de corrida a cada acerto.
“O joguinho de que eu mais gosto é aquele que eu ajudei a construir, que é o dos carrinhos. Aprendi muito com essa brincadeira: somar, dividir, multiplicar, além de ser muito divertida”, contou a pequena Fernanda Nicolly, de 10 anos.
A estudante Willyanny Emanuelly, de 11 anos, destacou que gosta mais dos joguinhos de dominó e da Letrinha Mágica.
“Na Letrinha Mágica, a gente conta muito com a sorte, porque você tira uma figura da caixa e joga o dado. A conta precisa dar certo para que a gente possa avançar no jogo”, explicou a menina.
Aluna Fernanda Nicolly | Foto: Jesiel Braga /PMM
Aluna Willyanny Emanuelly | Foto: Jesiel Braga /PMM
Os jogos de tabuleiro e de cartas reforçam o aprendizado de conceitos matemáticos. Já o uso de materiais como o ábaco, a régua numérica e outros recursos concretos facilita a compreensão de números e operações.
Para o entendimento das formas geométricas, foram confeccionadas peças que fazem parte de um jogo de dominó, também criado pelos estudantes.
Esse formato de jogo facilita a introdução de conceitos geométricos de forma visual e interativa, utilizando diferentes formas e construções.
“Quando se pensa no resultado, o projeto ganha uma dimensão imensa, porque não é só uma aula de matemática. É colaboração com os colegas, é interatividade e inclusão, porque todos estão envolvidos no propósito de brincar e aprender”, finaliza a professora.
A Escola Municipal Esforço Popular está localizada no bairro Muca, zona sul de Macapá. Possui 733 alunos matriculados, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A instituição está entre as unidades escolares do município que mais desenvolvem projetos educativos.
| Fotos Jesiel Braga /PMM