Skip to content

Prefeitura de Macapá realiza formações para professores da rede municipal de ensino

Capacitações do Programa Educa Macapá, deste segundo semestre do ano letivo, são estratégicas, com foco nas avaliações do Sispaeap e IDEB

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

| Foto: Emanuelle Gomes/PMM

A Prefeitura de Macapá realiza no período de 11 a 29 de agosto, a formação continuada do programa Educa Macapá para mais de 1 mil professores, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O primeiro dia das formações, ocorreu nesta segunda-feira (11), na Universidade do Estado do Amapá (Ueap), no centro da capital.

Para o secretário municipal de educação, Marcos Pantoja, o foco das formações deste semestre, é voltado para estratégias de aprendizagem visando avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá (Sispaeap) e Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

“As formações do Educa Macapá, abrangem todo o contexto educacional do município. Nesta etapa, busca potencializar as práticas pedagógicas, em especial, nas turmas, onde as habilidades de ler frases e ler palavras, são os focos principais da matriz de avaliações estaduais e nacionais”, destacou Pantoja.

A professora Rosilene Melo, da EMEF Wilson Malcher, ressaltou a importância das formações para dinamizar o aprendizado das crianças em sala de aula. “Aqui na capacitação, a gente vivencia formas diferentes de aprendizagem, como os jogos educativos, aulas mais expositivas e práticas, tirando o aluno daquela forma mais tradicional de ensino, e trazendo ludicidade e atrativos pedagógicos, que instigue a criança a aprender brincando”, explicou a professora.

De acordo com Michel Chagas, diretor do departamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Semed), as avaliações do Sispaeap acontecem anualmente com alunos do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental, e as avaliações do Saeb ocorrem de 2 em 2 anos, porém, para o 2° ano ocorre de forma amostral, e as avaliações para o 5° ano refletem nos indicadores do Índice da Educação Básica (IDEB).

O último IDEB foi divulgado em 2023, pelo Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com índice de 5.3, Macapá figura como uma das três capitais que mais avançaram nos indicadores de alfabetização na idade certa.

As formações do programa Educa Macapá, permitem aos profissionais, conhecimento sobre a utilização de ferramentas pedagógicas no aprimoramento das habilidades que evolvem o currículo escolar, planejamento das aulas, estrutura didática de desenvolvimento do conteúdo e a leitura de acordo com o nível de aprendizado de cada aluno. 

O programa trabalha eixos pedagógicos que são a Formação, Avaliação, Acompanhamento, Material Didático (que são os livros) e gestão, como um todo.

Cronograma de capacitações:

Data: 11 e 12 de agosto | das 8h às 12 e das 14h às 18h

Público-alvo: Professores do 1º ano do Ensino Fundamental

Data: 13 de agosto | das 8h às 12 e das 14h às 18h

Público-alvo: Professores do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental

Data: 27, 28 e 29 de agosto | das 8h às 12 e das 14h às 18h

Público-alvo: Professores do 4ª e 5º anos do Ensino Fundamental

SOBRE O EDUCA MACAPÁ

Criado em 2021, o Educa Macapá é o maior programa de alfabetização do município de Macapá, cujo principal objetivo é alfabetizar as crianças na idade certa. O programa é desenvolvido em cinco eixos (acompanhamento, avaliação, formação, material estruturado e apoio a gestão) com objetivo de melhorar as estratégias de ensino em sala de aula para elevar o nível de aprendizado dos estudantes, com referência no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá (Sispaeap), da rede municipal.

O Educa Macapá foi criado em 2021 pela Prefeitura de Macapá com o intuito de fortalecer todas as áreas da educação municipal focados em três áreas que se interligam: o material didático-pedagógico estruturado, a avaliação diagnóstica e o acompanhamento.

| Fotos: Emanuelle Gomes /PMM

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
306 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação