Skip to content

“Estou muito feliz com essa oportunidade”: mulheres quilombolas recebem DIU em ação no Curiaú

Projeto Flor de Dandara promove inserção de DIU em ação na Unidade Básica de Saúde Hilda Iléia

Por Sarah Lopes - Secretaria Municipal de Saúde

Andreza Furtado está em atendimento | Foto: Jesiel Braga/PMM

Andreza Furtado, moradora do Quilombo do Curiaú, foi uma das sete mulheres que participaram da ação de inserção gratuita do Dispositivo Intrauterino (DIU), realizada nesta segunda-feira (5), na UBS Hilda Iléia Sant’Anna Ramos, localizada na zona rural de Macapá. A iniciativa teve como objetivo ampliar o acesso ao planejamento reprodutivo e ao cuidado integral à saúde da mulher.

“Foi a primeira vez que conversei com uma equipe que me explicou tudo com calma, sem pressa. Estava buscando esse serviço há muito tempo e, agora, conseguir colocar o DIU representa liberdade e cuidado para mim”, reforçou Andreza.

A ação foi promovida pela Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), em parceria com o Instituto de Promoção da Igualdade Racial (IMPROIR), dentro do projeto Flor de Dandara, uma iniciativa voltada à promoção da equidade em saúde para mulheres negras e quilombolas.

Além de garantir o acesso gratuito ao DIU, método contraceptivo de longa duração, seguro, eficaz e reversível, a iniciativa reforça a importância do planejamento reprodutivo.

O Dispositivo Intrauterino é considerado uma das principais ferramentas nesse processo, pois oferece liberdade de escolha, autonomia e proteção para mulheres em idade fértil.

Projeto Flor de Dandara

O projeto Flor de Dandara é desenvolvido com a participação de diferentes setores da gestão municipal, com foco nas necessidades da comunidade. Ele integra ações de cuidado clínico, escuta qualificada, acesso à informação e fortalecimento de vínculos nas comunidades atendidas. A proposta visa estruturar uma rede permanente de atenção à saúde sexual e reprodutiva de mulheres negras, com monitoramento por indicadores de saúde e equidade, conforme as diretrizes nacionais de enfrentamento à mortalidade materna.

A subsecretária de Assistência em Saúde, Alessandra Reis, reforça a importância de oferecer cuidado e acolhimento para as mulheres.

“Essa parceria evidencia o compromisso da gestão em levar saúde com equidade e dignidade. O cuidado precisa chegar onde ele mais é necessário, respeitando as especificidades culturais e sociais de cada comunidade”, destacou.

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a ampliação do acesso aos serviços de saúde reprodutiva, com foco na equidade e no atendimento às populações. A oferta do DIU em território quilombola representa um avanço nas políticas públicas voltadas ao planejamento reprodutivo, à redução da mortalidade materna e ao fortalecimento da atenção primária em saúde.

Galeria de imagens | Fotógrafo: Jesiel Braga/PMM

Fotos completas no Flickr: https://www.flickr.com/photos/202152294@N07/albums/72177720328181678/

Sarah Monte Lopes

Sarah Monte Lopes

Verificado
Assessora de Comunicação
28 matérias publicadas

Sarah Lopes é bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Tenho experiência em redação, reportagem e produção audiovisual, desenvolvida na Agência Experimental de Comunicação (AGCOM), onde pude explorar diferentes linguagens e aprofundar minha prática jornalística em diversos formatos. Atualmente, atuo como assessora de comunicação na Secretaria Municipal de Saúde, onde também desempenho funções na Secretaria Municipal de Comunicação como social media, roteirista e filmmaker. Meu trabalho envolve desde a criação de conteúdo estratégico até a produção de materiais audiovisuais, sempre com foco em uma comunicação clara, criativa e eficaz.

Mais publicações de Sarah Monte Lopes Verificado

Assessora de Comunicação