Foto: Emanuelle Gomes/PMM
A prefeitura de Macapá realizou neste sábado (2), mais uma edição da Feira Agricultura e Arte na quadra da igreja Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Trem. O evento, que promove a economia local e a agricultura familiar, foi idealizado pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), e se consolida como um espaço de valorização da produção macapaense e a integração entre os empreendedores.
Rafael Martins, secretário municipal de agricultura | Foto: Emanuelle Gomes/PMM
“É uma oportunidade para eles aumentaram suas rendas levando produtos de qualidade às mesas dos macapaenses”, ressaltou o secretário municipal de agricultura Rafael Martins.
Com participação de mais de 30 produtores e expositores, a feira acontece todo 1º sábado de cada mês com uma grande variedade de produtos, incluindo peixes, suínos, frutas, hortaliças e artesanatos.
Agricultor Sebastião Oliveira | Foto: Emanuelle Gomes/PMM
O agricultor Sebastião Oliveira participa desde a 1ª edição da feira e conta que ajuda na renda de início do mês. “Dá para pagar as continhas, essa feira vem para acrescentar e é uma ótima oportunidade”, disse.
A agricultura familiar sustenta milhares de famílias em Macapá e nas comunidades tradicionais, como quilombolas e ribeirinhos, que praticam o cultivo orgânico e extrativismo sustentável, preservando a floresta e a biodiversidade especialmente em na região amazônica como o Amapá.
A feira promovida pela Prefeitura de Macapá é também uma oportunidade de integração entre produtores, incentivando o apoio aos pequenos empreendedores e a preservação de saberes tradicionais.
Artesã Nete Costa | Foto: Emanuelle Gomes/PMM
“É uma oportunidade de mostrar nosso trabalho, a gente vem aqui e tem contato com os outros feirantes, a gente troca material, dá dicas, é muito legal”, conta a artesã Nete Costa.