| Foto: Divulgação PMM
Joelem Amorim, dona de casa, está na segunda gestação da filha Antonella Vitória, de 9 meses, e participou do ensaio fotográfico que deu início à programação do Agosto Dourado em Macapá. A campanha, que promove a importância do aleitamento materno, foi aberta nesta quinta-feira (1º), com um ensaio fotográfico para gestantes que realizam o pré-natal na Unidade Básica de Saúde da Fazendinha.
A ação foi promovida pela Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O ensaio reuniu gestantes da rede municipal em um momento de afeto, autoestima e conexão com a maternidade, reforçando o cuidado integral à saúde da mulher.
| Foto: Divulgação PMM
| Foto: Divulgação PMM
As participantes foram maquiadas, produzidas, realizaram pintura fetal e foram fotografadas ao ar livre, com o pôr do sol da Fazendinha compondo o cenário. O objetivo foi valorizar a vivência da gestação e estimular o fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê desde os primeiros meses.
“Essa ação me fez sentir vista e acolhida. Vou guardar essas fotos como um símbolo do carinho que estou recebendo durante essa fase tão especial da minha vida”, contou a participante Joelem Amorim.
Joelem Amorim | Foto: Divulgação PMM
Durante a atividade, as gestantes também receberam orientações sobre aleitamento materno, cuidados com o recém-nascido e os direitos da mulher durante o pré-natal e o puerpério.
Daise Lima, chefe da Divisão de Saúde da Criança, reforçou que ações como essa fazem parte de uma estratégia maior de valorização da maternidade e fortalecimento da rede de apoio às mulheres.
“O Agosto Dourado vai além da amamentação. Ele fala sobre acolhimento, sobre escuta e cuidado com cada mulher que passa pelo processo da gestação. Ao proporcionar experiências como essa, estamos dizendo a essas mães que elas não estão sozinhas”, destacou.
A campanha Agosto Dourado segue com uma agenda diversificada ao longo do mês, incluindo rodas de conversa, atendimentos nas unidades básicas, oficinas educativas e mobilizações comunitárias. Alinhada ao tema nacional do Ministério da Saúde deste ano, “Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”, a edição reforça a importância de garantir ambientes saudáveis, escuta ativa e apoio contínuo às mães, desde o pré-natal até o pós-parto.
Galeria de imagens