Skip to content

“É atendimento especializado mais perto da população da Zona Sul”, diz morador sobre construção da nova Policlínica Municipal

Nova unidade especializada será referência em diagnósticos, consultas e exames de média e alta complexidade

Por Sarah Lopes - Secretaria Municipal de Saúde

Mais investimentos na saúde | Foto: Renan Sousa/PMM

A Prefeitura de Macapá assinou, nesta quinta-feira (17), a ordem de serviço para o início da construção da nova Policlínica Municipal. O projeto representa um dos maiores investimentos em saúde especializada da capital, com recursos do Novo PAC, totalizando R$ 17 milhões, além da contrapartida do município.

Estrutura moderna

Com atendimento voltado para consultas e exames especializados, a Policlínica contará com setores para diagnóstico por imagem (tomografia, mamografia, raio-X, ressonância magnética), ambulatórios especializados, salas cirúrgicas para procedimentos de pequeno porte, atendimento multiprofissional, núcleo de reabilitação, serviços voltados à saúde da mulher, do homem e da criança, além de espaços como a Sala Lilás, destinada ao acolhimento de vítimas de violência.

A unidade será construída em um terreno localizado ao lado do conjunto habitacional Açucena. O morador Paulo Robson destacou a importância da obra para a população da Zona Sul de Macapá.

“Essa policlínica vai ser o nosso Centro de Especialidades Doutor Papaléo Paes, aqui no quintal da nossa moradia. Agora, nossas crianças, idosos, mulheres e toda a população terão acesso a um serviço de saúde especializado e de qualidade”, reforçou.

A nova unidade será edificada em um terreno com mais de 4.800 m² e contará com cerca de 3.213 m² de área construída. A estrutura foi projetada com base no modelo de referência do Ministério da Saúde, respeitando critérios de acessibilidade, sustentabilidade e funcionalidade.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Erica, destacou o impacto direto que a nova unidade trará para a rede pública.

“Estamos avançando além da atenção primária. Nosso compromisso é diário, e a Policlínica chega para fortalecer o atendimento de média e alta complexidade. É mais do que oferecer qualidade: é garantir que toda a população de Macapá tenha acesso a uma saúde especializada, eficiente e humana”, pontuou a secretária.

Dra. Erica, secretária municipal de Saúde | Foto: Renan Sousa/PMM

Conforto e eficiência para profissionais e pacientes
A estrutura foi pensada para garantir qualidade no atendimento, conforto para os usuários e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde. O prédio contará com ambientes com ventilação e iluminação naturais, uso racional de água, recomendação de energia solar e acessibilidade total, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.

Saúde + educação

Durante a cerimônia, foram assinadas duas ordens de serviço, um combo de saúde e educação voltado para a melhoria das secretarias que são pilares da gestão.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, reforçou que a construção da Policlínica faz parte do compromisso da gestão com a saúde especializada.

“Hoje não estamos apenas assinando uma ordem de serviço; estamos reafirmando o compromisso da nossa gestão com a saúde pública, a geração de empregos e a educação de qualidade. A construção da nova Policlínica integra um verdadeiro combo de obras que estamos executando por toda a cidade, obras que transformam vidas, fortalecem os serviços públicos e garantem mais acesso, qualidade e respeito à nossa população”, destacou o prefeito.

A Policlínica de Macapá integra o planejamento estratégico de modernização da saúde municipal, fortalecendo o atendimento humanizado, o acesso ao diagnóstico precoce e a resolutividade dos serviços prestados à população.

Fotos por Renan Sousa e Emanuelle Gomes/PMM

Sarah Monte Lopes

Sarah Monte Lopes

Verificado
Assessora de Comunicação
21 matérias publicadas

Sarah Lopes é bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Tenho experiência em redação, reportagem e produção audiovisual, desenvolvida na Agência Experimental de Comunicação (AGCOM), onde pude explorar diferentes linguagens e aprofundar minha prática jornalística em diversos formatos. Atualmente, atuo como assessora de comunicação na Secretaria Municipal de Saúde, onde também desempenho funções na Secretaria Municipal de Comunicação como social media, roteirista e filmmaker. Meu trabalho envolve desde a criação de conteúdo estratégico até a produção de materiais audiovisuais, sempre com foco em uma comunicação clara, criativa e eficaz.

Mais publicações de Sarah Monte Lopes Verificado

Assessora de Comunicação