Skip to content

Escola Municipal de Educação Infantil Yalysson Andrade de Moura passará por reforma e ampliação

Unidade escolar terá capacidade para receber aproximadamente 600 alunos, tornando-se um Centro de Educação Infantil e Fundamental

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Dr. Furlan assinou duas O.S. nesta quinta-feira (17), uma da Educação e Outra da Saúde | Foto: Emanuelle Gomes /PMM

Nesta quinta-feira (17), dentro da programação do Festival Macapá Verão, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou a ordem de serviço para a reforma e ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Yalysson Andrade de Moura, que passará a ser um Centro Educacional, com atendimento à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I.

A escola está localizada no conjunto habitacional Jardim Açucena, Zona Sul da cidade, e atende atualmente 275 alunos do 1º e 2º períodos. Com a ampliação da unidade, as novas vagas serão ofertadas para estudantes do 1º ao 5º ano. Ao todo, a unidade passará a atender aproximadamente 600 alunos.

Serão construídas mais 7 salas de aula, modernas e climatizadas; refeitório; jardim sensorial; ampliação dos banheiros com acessibilidade; ampliação da cozinha e reforma do telhado e das grades ao redor da instituição.

A reforma e ampliação contará com recursos exclusivos do Tesouro Municipal, com execução da Secretaria Municipal de Educação de Macapá.

“A Educação é prioridade na gestão municipal. Prova disso são as 40 obras já entregues à população, entre construções, reformas e reconstruções. Isso se reflete na qualidade do ensino e aprendizagem, que coloca Macapá no ranking das capitais do Brasil que mais avançam na alfabetização de crianças na idade certa”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Marcos Pantoja.

A gestora Ohana Chaves, da EMEI Yalysson Andrade, recebeu com alegria a notícia da reforma e ampliação da escola.

“É muito importante para nós, enquanto escola, receber, nos próximos anos, os nossos alunos que já estudam conosco na Educação Infantil e que continuarão agora no Centro Educacional, que vai atender crianças do Ensino Fundamental, seguindo o nosso padrão de qualidade no aprendizado”, destacou a diretora.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, enfatizou o pedido da população para que se ampliasse o número de vagas para os alunos moradores do conjunto habitacional.

“Nos sensibilizamos com o pedido dos moradores e decidimos transformar a escola Yalysson, que é uma EMEI, em um Centro Educacional. Estamos aqui hoje assinando essa ordem de serviço, que fará a diferença na vida desses pais, que poderão matricular seus filhos, estudantes do Ensino Fundamental, aqui mesmo no Açucena”, enfatizou.

A moradora Daniele Tavares, de 30 anos, ficou muito feliz com a obra que será realizada na escola e expressou seu contentamento.

“Meu filho de 4 anos é autista e estuda na EMEI Yalysson. Saber que ele poderá continuar estudando aqui até o 5º ano é uma felicidade para mim, porque vai facilitar nossa vida, tanto na questão do transporte quanto no apoio familiar, já que a escola é pertinho de casa”, explicou Daniele.

 Sobre a EMEI Yalysson Andrade de Moura

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Yalysson Andrade de Moura foi inaugurada no dia 2 de agosto de 2022, como parte do compromisso da Prefeitura de Macapá com a ampliação da rede de ensino e a valorização da infância.

O nome da escola homenageia o aluno da rede municipal Yalysson Andrade de Moura, falecido em 2021, aos 9 anos de idade.

No mesmo evento de assinatura da Ordem de Serviço para a reforma e ampliação da EMEI Yalysson, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, também assinou a O.S. para a construção da nova Policlínica Municipal, um dos maiores investimentos em saúde especializada da capital.

Confira mais fotos:

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
299 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação