Skip to content

Macapá é a única capital do Norte a avançar na alfabetização e está acima da média brasileira

De acordo com dados do INEP/MEC, a partir do indicador Criança Alfabetizada, Macapá aumentou sua taxa de alfabetização de 43,3% em 2023 para 49,1% em 2024

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Capacitação de professores municipais | Foto: Arquivo /PMM

Nesta sexta-feira (11), foi divulgado pelo Ministério da Educação, os resultados do Indicador Criança Alfabetizada, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  De acordo com os dados apresentados, Macapá aumentou sua taxa de alfabetização de 43,3% em 2023 para 49,1% em 2024, tendo como base as avaliações estaduais, que são realizadas pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá (Sispaeap).

Esse crescimento de Macapá, de 5,8 pontos percentuais, supera a variação nacional, de 3,3 pontos percentuais, colocando Macapá no topo como a única capital da região que apresentou avanço, no mesmo período.

O resultado também está acima da média do estado do Amapá, que registrou uma taxa de 46,6%. O índice é obtido a partir das avaliações conduzidas pelos estados como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), e divulgado desde 2024 pelo Inep.

Essa conquista educacional se dá, em grande parte, em função dos investimentos realizados na educação pela gestão do prefeito Dr. Furlan, que recebeu com alegria a boa notícia.

“Isso é fruto de muito trabalho de toda a gestão municipal, principalmente dos professores, equipes da Secretaria Municipal de Educação e demais profissionais envolvidos. Isso é só o começo, vamos continuar trabalhando para que Macapá continue se destacando também na educação”, evidenciou Dr. Furlan.

Para o secretário municipal de educação Marcos Pantoja, o resultado reflete os investimentos em capacitação de professores, gestores e coordenadores nos programas de alfabetização. “Mais um indicador importante, que mostra que a educação vem avançando em todos os aspectos da gestão municipal”, ressaltou.

A subsecretária de gestão educacional, Monick França, reforçou o papel fundamental dos servidores do Departamento Pedagógico nesta conquista.

“É importante destacar também, que esse resultado vem de um compromisso abraçado pela Secretaria Municipal de Educação, em especial pela equipe do pedagógico que trata da efetivação das políticas públicas educacionais de maneira estratégica por meio do Programa Educa Macapá”, enfatizou a subsecretária, dando destaque para os superintendentes escolares, formadores, chefes de divisão e principalmente, os professores que são os maiores protagonistas desta conquista.

marinalva santana

marinalva santana

Verificado
Assessora de Comunicação
297 matérias publicadas

Marinalva Paes Santana, conhecida no jornalismo e nas artes como Mary Paes, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (2011). É escritora e poeta. Atua na área de Comunicação Interna e Assessoria de Imprensa desde 2008, com ênfase no jornalismo digital e, principalmente, na assessoria de imprensa no estado do Amapá. Trabalhou por quase 16 anos na área de Comunicação dos Correios do Amapá. Paralelamente, prestou serviços de assessoria voluntária a inúmeros grupos culturais e artísticos do estado, com destaque para o FIM – Festival Imagem Movimento, o cineclube Clube de Cinema, a Cooperativa Imagem e Cia, o coletivo Fotógrafos Anônimos, o Coletivo AP Quadrinhos, entre outros. Mantém uma editoria cultural na revista paulista Arte Brasileira, onde escreve exclusivamente sobre artistas do Amapá em destaque pelo mundo. Também produz conteúdo para seu próprio portal/blog e colabora com outros veículos de comunicação amapaenses. Desde fevereiro de 2023, integra a equipe de Comunicação da Prefeitura de Macapá.

Mais publicações de marinalva santana Verificado

Assessora de Comunicação