Passeio de barco na Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha | Albert Mustafá/PMM
O primeiro domingão na Fazendinha do Macapá Verão começou com tudo. Sendo uma das programações mais esperadas, o River Tour Caboclo garantiu neste domingo (06) uma experiência marcante em plena grandiosidade do Rio Amazonas. O passeio é gratuito e acontece todos os domingos do festival, das 9h às 16h, com 12 vagas disponíveis para os visitantes que desejam conhecer as belezas da região.
Conduzido por um guia de turismo profissional, o roteiro encanta turistas e moradores ao navegar pelas paisagens exuberantes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha, revelando a riqueza natural e cultural dessa região singular. Durante o trajeto, os passageiros podem contemplar a biodiversidade local, observar a rotina das comunidades ribeirinhas e sentir a energia vibrante do majestoso Rio Amazonas.
| Albert Mustafá/PMM
| Albert Mustafá/PMM
O ponto alto do passeio é a parada na paradisíaca praia da APA, onde os participantes podem mergulhar, garantir fotos e vídeos, e aprender curiosidades sobre a fauna e flora, lendas e tradições, além de vivenciar um momento único de conexão com a natureza.
“Nossos visitantes estavam muito ansiosos pela programação, e para toda a equipe está sendo gratificante ver a felicidade de cada um ao conhecerem toda essa proteção ambiental. É muito importante para a Prefeitura de Macapá esse investimento no turismo receptivo, sustentável e ecológico. Estamos aqui esperando todo mundo para, juntos, festejarmos o Macapá Verão”, afirmou Lidiane Pimentel, diretora-presidente do Macapatur.
Lidiane Pimentel, diretora-presidente do Macapatur. | Foto: Albert Mustafá/PMM
Adriana Gouveia, de 39 anos, chegou à capital recentemente e contou que aproveitou o domingo para conhecer o balneário da Fazendinha. Ela e o marido são mineiros e estão de mudança para Macapá. A servidora pública contou que a primeira programação de que participou foi o River Tour.
“Eu e meu marido adoramos este passeio. Nada melhor que uma voltinha de barco para contemplar as belezas e a cultura da Fazendinha. Está sendo uma experiência maravilhosa! Chegamos, preenchemos nossos nomes na ficha e aproveitamos cada minuto”, contou.
Adriana Gouveia e o seu marido são mineiros | Foto: Albert Mustafá/PMM
| Foto: Albert Mustafá/PMM
Antônio Carlos, guia de turismo há três anos e responsável por conduzir o percurso do River Tour Caboclo, destaca que seu papel vai muito além de orientar o trajeto. Segundo ele, a missão também é valorizar as paisagens naturais, ressaltar a cultura das comunidades locais e proporcionar aos visitantes uma experiência acolhedora, rica em significado e conexão com a identidade amazônica.
“É um privilégio apresentar a beleza das nossas praias, mostrar as comunidades ribeirinhas e valorizar tudo o que temos de mais autêntico na nossa cultura. A cada passeio, o objetivo é fazer com que o visitante se sinta acolhido e leve consigo não só imagens bonitas, mas uma vivência verdadeira da nossa Amazônia”, concluiu.
Antônio Carlos, guia de turismo | Foto: Albert Mustafá/PMM
Foto: Albert Mustafá/PMM
Fotos por Albert Mustafá/PMM